O ministério Profético da Igreja

E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe:
Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. 
Marcos 10:49

A cura de Bartimeu é um texto emblemático, carregado de ensinos e significados. Nesta reflexão gostaria de tirar o foco de Bartimeu e até de Jesus e enxergar na história o ministério profético da Igreja de Cristo. Creio que tal narrativa reflita bem a função da igreja.


Posso ou não posso???



Nos últimos dias fui muito questionado quanto ao fazer ou não uma tatuagem. Jovens e pais de jovens me procuraram buscando saber se a Bíblia condena tal prática ou não.

Ouvi argumentações Bíblicas tanto dos que defendem o uso das tatuagens quanto aos que condenam. Escrevo este breve artigo tecendo algumas considerações sobre as diversas argumentações que ouvi.

A que vozes temos dado ouvidos?

Um princípio de vida para começarmos a refletir: A que ou a quem você tem dado ouvido definirá suas decisões, suas falas, suas posturas, enfim, sua vida! Por isso te pergunto: A que ou a quem você tem ouvido? Que vozes têm encontrado espaço em sua vida?

Nesta reflexão quero destacar pelo menos quatro vozes que podemos ouvir em nosso dia-a-dia. Preste atenção e procure discernir que voz tem ditado o ritmo de sua caminhada.

Dependência ou morte!

Em setembro comemoramos a independência do Brasil. Alegramos-nos, pois, ao menos teoricamente,  passamos a ter autonomia, “andar sozinhos”. O Brasil pára relembrando esta conquista.

Independência é algo que o ser humano sempre busca, jovens querem trabalhar, ter seu próprio dinheiro, não querem depender de seus pais, mulheres também não querem de seus esposos, funcionários querem se tornar patrões enfim, há uma busca por independência.

Vinde após mim...

Imagino todo o processo vivido por Pedro. Quando Jesus lhe fez o convite para seguí-lo, Pedro era apenas um pescador, pouco instruído e com um temperamento terrível. Mas ele aceitou o convite juntamente com André! Penso o que passou em sua mente mediante as palavras de Jesus. Pescar peixes era fácil, Pedro certamente dominava as técnicas exigidas, sabia como lançar a rede, sabia o local e a hora mais propícia para pegar muitos peixes. Mas pescar homens? É certo que Pedro não sabia como fazer isso. Talvez ele pudesse argumentar: “Peixes caem fácil na rede, fisgam as iscas, homens mentem, deixam para depois, tem corações duros, dão muitas desculpas, cobram demais, são muito interesseiros, querem sempre levar vantagem...”

A Alma Católica dos Evangélicos no Brasil

Texto base: 1 Co 6.9-11
Os evangélicos no Brasil nunca conseguiram se livrar totalmente da influência do Catolicismo Romano. Por séculos, o Catolicismo formou a mentalidade brasileira, a sua maneira de ver o mundo, (“cosmovisão”). O crescimento do número de evangélicos no Brasil é cada vez maior, mas há várias evidências de que boa parte dos evangélicos não tem conseguido se livrar da herança católica.

A diferença entre multidão e discípulo Mt. 7. 24-28



O texto lido faz parte de uma porção maior das Sagradas Escrituras. Ele constitui o famoso Sermão do Monte, o primeiro dos cinco grandes sermões de Jesus no Evangelho de Mateus. Mas sobre este sermão comentaremos mais tarde, permita-me agora falar um pouco sobre os ouvintes deste sermão.

Lembrai-vos da mulher de Ló




A partir do verso 20, do capítulo 17 de Lucas, Jesus começa a orientar seus discípulos acerca de sua segunda vinda. Ressalta a questão do Reino de Deus dentro de nós, fala que essa segunda vinda será repentina e visível como o relâmpago, fala sobre a indiferença relativas as coisas espirituais e ao juízo.

E no verso 32, Jesus dá uma ordem: "Lembrai-vos da mulher de ló”. Lembremos um pouco da história. Ló vivia com sua família na cidade de Sodoma (uma das cinco cidades da planície).

Posição oficial sobre a união homossexual da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) está estabelecida num país onde há liberdade de viver, se expressar e agir conforme a decisão ou vontade de cada um.  Assim, a opção sexual faz parte dessa liberdade. Por outro lado, a IELB também entende que a liberdade de discordar e não aceitar em seu meio uma união homossexual, por esta ferir os princípios da Bíblia Sagrada,  faz parte da sua liberdade e não lhe pode ser cerceada, pois fere a Constituição Nacional. A Constituição Brasileira, no seu Artigo V, incisos IV, VI, VIII e IX, diz:

Carta da Convenção Batista Brasileira sobre a decisão do STF

“Um dos papeis da Igreja na sociedade é ser uma consciência profética capaz de ajudar a cada ser humano (entendido como um indivíduo livre e competente diante de Deus e dos homens, vivendo em uma sociedade pluralista) a discernir valores essenciais que norteiam os relacionamentos em todas as suas dimensões.

Pronunciamento do Colégio Episcopal sobre o projeto de lei acerca da homofobia


O Colégio Episcopal da Igreja Metodista reunido em São Paulo, nos dias 11 e 12 de abril de 2007, cumprindo sua responsabilidade pastoral, tendo em vista a tramitação do projeto de lei no Congresso
Nacional sob nº 5003 de 2001, que criminaliza toda e qualquer manifestação contra a opção sexual do homossexualismo, chamada de “lei contra a homofobia”, vem diante do seu rebanho pronunciar-se acerca do tema da seguinte forma:

O que me define como um homem/mulher de Deus? Gn. 5.24

Introdução:

Pense agora, o que você precisaria ver em uma pessoa para que categoricamente você afirmasse: é um homem de Deus?

Nos dias atuais, essa pergunta tem sido respondida em muitas vezes de forma errônea. Temos valorizado forma ao invés de conteúdo. Colocamos pessoas em pedestais por demonstrarem dons, boa oratória e técnicas de manipulação.

O resgate do pastoreio



Nas duas últimas décadas, o foco do pastorado tem mudado muito na realidade da Igreja, dentro ou fora do Brasil. Esta não é uma percepção nova ou inédita.  As igrejas locais foram perdendo seu aspecto pessoal e comunitário, ao mesmo tempo em que se fortaleciam mais como estruturas eclesiásticas em expansão.  A opção preferencial foi pelo crescimento, ampliando a membresia e a captação de recursos; as congregações tornaram-se grandes organizações, capazes de bancar seus projetos. Essa abordagem não deseja ser pueril ou ingênua, mas constatar o quadro com que temos nos defrontado, tentando enxergar caminhos.

John Wesley, uma vida longa em poucas palavras


A vida de um homem que com sua paixão por Deus mexeu com a vida espiritual dos ingleses e com a estrutura social de seu país.

Por Christian History & Biography


John Wesley nasceu em 1703 e sua infância foi fortemente influenciada por sua mãe, uma mulher rígida e piedosa. Seu pai era um homem difícil de se agradar. Sua mãe acreditava que os desejos das crianças deviam ser subjugados e que eles deveriam ser disciplinados quando não se comportassem. John era o décimo quarto filho. Ele teria morrido em um incêndio em Epworth Rectory se não tivesse sido arrancado das chamas por um vizinho. Na época tinha sete anos e depois disso sua mãe o lembrou várias vezes que ele era “um tição colhido do fogo”. Mais tarde ele teve a certeza de que tinha sido poupado por um propósito, servir a Deus.

Até onde posso ir? Gn. 15.5



Pense no texto citado. Deus chama um homem com mais de noventa anos e sem nenhum filho, cuja esposa é estéril e lhe promete uma grande descendência.

A cena é forte. Deus tira Abraão de dentro de sua tenda (o que lhe limitava a visão), manda que ele olhe para o céu e faça o improvável: conte as estrelas do céu.