A que vozes temos dado ouvidos?

Um princípio de vida para começarmos a refletir: A que ou a quem você tem dado ouvido definirá suas decisões, suas falas, suas posturas, enfim, sua vida! Por isso te pergunto: A que ou a quem você tem ouvido? Que vozes têm encontrado espaço em sua vida?

Nesta reflexão quero destacar pelo menos quatro vozes que podemos ouvir em nosso dia-a-dia. Preste atenção e procure discernir que voz tem ditado o ritmo de sua caminhada.


Vozes sem sabedoria

Um ditado popular diz que a “voz do povo é a voz de Deus”. Como esse ditado é absurdo. A voz do povo escolheu Barrabás e não Cristo para ser solto. A voz do povo na maioria das vezes reflete conceitos cunhados de corações distantes de Deus num mundo (sistema) que “jaz no maligno”.

As vozes sem sabedoria são aquelas que falam segundo o coração, segundo superstições, segundo a “moda”, segundo conceitos que nada tem a ver com a vontade de Deus. Saul ouviu o canto das ruas que dizia “Saul matou milhares, mas Davi dez milhares”, ali seu reinado começou a ruir, pois seu coração encheu-se de ciúmes, de ódio.

Assim acontece com pessoas guiadas por vozes sem sabedoria. Seus corações são dominados por sentimentos que desagradam a Deus, suas atitudes são motivadas por impulsos carnais.

Vozes das circunstâncias

Essas são aquelas que ouvimos em meio às lutas, desafios, tempestades, desertos que passamos. Geralmente são vozes desanimadoras, que trazem sentenças dolorosas para nós.

O quadro que se apresenta grita diante de nós como gritava o aterrorizador Golias diante do acuado exército de Israel. É o diagnóstico médico, a crise no casamento, o vício de um filho, o desemprego, enfim, situações adversas que procuram “falar” para nós sobre derrota, sobre fim, sobre fracasso.

Vozes demoníacas

Talvez o melhor exemplo seja a da serpente que encontra atentos ouvidos de Eva no Éden e consegue disseminar seu veneno. As vozes demoníacas são vozes de engano, de sedução, de terror, de dúvida.

Essas vozes produzem dissensões, tumultos incontáveis, pessoas confusas, sem paz, e que a cada dia estão mais e mais longe de Deus, mesmo que não se apercebam disso.

E como o diabo tem falado! Como têm usado pessoas, situações, oportunidades para disseminar suas idéias. E o mais triste, como tem encontrado (até entre aqueles que se dizem espirituais) ouvidos atentos aos seus ardis.

Voz de Deus

Existe algo que nos anima: Deus continua falando com seu povo! Aleluia. Se as vozes sem sabedoria têm falado, se as vozes das circunstâncias têm lançado suas sentenças, se as vozes demoníacas têm enganado e destruído a muitos, por outro lado Deus tem liberado palavras de vitória sobre sua Igreja!

A voz do Senhor tem ecoado nos quatro cantos da Terra, consolando, exortando, edificando, alegrando, encorajando, orientando... A voz do Senhor tem orientado quanto aos devaneios das vozes sem sabedoria. A voz do Senhor tem nos encorajado diante das desalentadoras vozes das circunstâncias. A voz do Senhor tem desfeito os enganos das vozes demoníacas.

Como é bom ouvir a voz de Deus. Como é bom ser consolado por ela, ser impulsionado. Até quando nos exorta, o tom não muda, é o tom do amor!

Certamente para ouvirmos claramente a voz de Deus, temos que fazer calar as demais vozes. Que Deus nos dê graça para discernimos entre as muitas vozes e autoridade para fazer calar as que não sejam de Dele.

Carinhoso abraço,
De seu pastor
Rev. Giovani Zainotte

Comentários