Lembrai-vos da mulher de Ló




A partir do verso 20, do capítulo 17 de Lucas, Jesus começa a orientar seus discípulos acerca de sua segunda vinda. Ressalta a questão do Reino de Deus dentro de nós, fala que essa segunda vinda será repentina e visível como o relâmpago, fala sobre a indiferença relativas as coisas espirituais e ao juízo.

E no verso 32, Jesus dá uma ordem: "Lembrai-vos da mulher de ló”. Lembremos um pouco da história. Ló vivia com sua família na cidade de Sodoma (uma das cinco cidades da planície).
A situação de Sodoma e de Gomorra – Gn. 19
O pecado em Sodoma e Gomorra chegou a níveis impensados (Gn. 18.20). A situação estava insustentável e a ira de Deus era iminente. Então Deus manda anjos a Sodoma. Eles vão a casa de Ló. E o capítulo 19 de Gn nos relata que a situação era tão terrível que o povo queria ter relações com os anjos.
Os anjos orientam a que Ló pegue sua família e fuja, pois Sodoma e as cidades vizinhas seriam destruídas. E é exatamente o que acontece, Sodoma, Gomorra, Zeboim e Admá recebem uma chuva de fogo e enxofre. Somente Zoar, uma das cinco cidades da planície é poupada.

A mulher de Ló
A mulher de Ló só aparece brevemente em uma passagem da Bíblia, então, por que Jesus nos disse para nos lembrarmos dela? Por dois motivos:
1) Ela investiu a sua vida em algo que não tinha futuro. João escreveu: "Este mundo está passando, juntamente com tudo que ele cobiça. Mas se vocês fizerem a vontade de Deus, viverão eternamente" (1 João 2:17 NLT). Deus tentou tirar a mulher de Ló de Sodoma, mas ela não conseguiu tirar Sodoma de dentro dela.
Pense, ela entendeu, foi convencida de que deveria deixar Sodoma e Gomorra, saiu, foi em direção a uma nova vida, mas... seu coração permaneceu no passado. Algo a atraia, algo a fascinava, a prendia. Eu penso que não é diferente de muitos hoje. Entendem que não podem continuar como estão. Entendem que precisam sair da sua Sodoma e Gomorra. Percebem que se ficarem serão destruídos, então vem para a Igreja, levantam a mão em um apelo, são batizados, envolvem-se com atividades na igreja, mas o coração continua em Sodoma e Gomorra. Sim! Ainda que andem na direção contrária, não resistem e assim como a mulher de Ló, voltam-se constantemente para trás.
Toda as vezes que jovem decide dar manutenção a um namoro impuro está olhando para trás.
Todas as vezes que um homem/mulher cede a tentação de um adultério está olhando para trás.
Todas as vezes que meu testemunho de vida afasta alguém da presença de Deus estou olhando para trás.
Todas as vezes que a mentira faz parte da minha vida estou olhando para trás.
Todas as vezes que sou rebelde, desobediente aquilo que sei que é a vontade de Deus, olho para trás.
Enfim, todas as vezes que sou dirigido pela minha carne pecaminosa e não pelo espírito, olho para trás.
Me arrisco dizer que esse tem sido o grande engano de satanás nesse últimos dias! Deixar que saíamos de Sodoma, mas que fiquemos olhando para trás. Ficamos felizes e tranqüilos por termos nos livrado do fogo e do enxofre, mas nos esquecemos do risco de virarmos estátuas de sal.
Muitos nos dias de hoje ao ouvirem uma mensagem sobre a necessidade de conversão para escapar da ira vindoura, se sentem tranqüilos, pelo fato de um dia terem levantado a mão, assumido algum voto, acham que a mensagem não é para ele, para o irmão ao lado quem sabe... Mas não se dão conta, que os princípios de Sodoma continuam em sua mente e coração, não se dão conta que saíram de Sodoma, mas que Sodoma não saiu deles.
Quando Deus disser que é hora de avançar, não hesite! Não seja como aqueles que andaram com Ele, testemunharam da Sua obra, sobressaíram como luzes brilhantes em suas comunidades, mas depois se tornaram frios e indiferentes.
2) As suas decisões têm conseqüências. Se a mulher de Ló tivesse seguindo em frente, ela teria estado presente para proteger suas filhas quando elas entraram na caverna. Em vez disso, elas se tornaram vítimas de abuso e incesto. Antes que você perca seus filhos, envenene seu casamento, e destrua a sua vida recusando-se a romper com o seu passado, "lembre-se da mulher de Ló."
Ela não conseguiu chegar a um lugar de segurança, mas conseguiu estar presente nas Escrituras por tempo suficiente para nos advertir contra três perigos:
a) abrir mão de princípios;
b) ficar envolvido com as coisas erradas;
c) ter um coração dividido! “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Pv. 4.23

Creio que o Senhor quer cortas qualquer laço nosso com Sodoma e Gomorra. Quer que saíamos de lá, mas quer também que não tenhamos necessidades de olhar para trás!

Que o Senhor nos ajude!

Pr. Giovani Zainotte