Até onde posso ir? Gn. 15.5



Pense no texto citado. Deus chama um homem com mais de noventa anos e sem nenhum filho, cuja esposa é estéril e lhe promete uma grande descendência.

A cena é forte. Deus tira Abraão de dentro de sua tenda (o que lhe limitava a visão), manda que ele olhe para o céu e faça o improvável: conte as estrelas do céu.

Você já parou pra pensar até onde você pode ir? Quais são os seus limites? Você já pensou em suas potencialidades? Em tudo o que você quer e pode conquistar?

Tenho meditado nisso. Penso que nós, por muitas vezes colocamos nossos limites muito aquém da realidade. Nos menosprezamos demais, deixamos de galgar lugares mais altos por conta dos limites que por várias situações nos foram impostos.

Quando olho para a Bíblia, vejo muitos exemplos disso. Muitos personagens ao receberem o chamado do Senhor quiseram se esquivar, argumentando que não eram capazes de desenvolverem tal missão. Veja alguns exemplos:

Moisés  Quando chamado pelo Senhor, alegou que era pesado de língua, completamente incapaz.

Gideão  Quando chamado pelo Senhor alega ser o menor da casa de seu pai.

Jeremias- Quando chamado pelo Senhor alegou ser apenas uma criança.

O que a história desses homens traz em comum para nossa reflexão? Todos eles definiram limites em suas vidas que não eram reais. E como podemos saber que não eram reais? Primeiro porque Deus não se enganaria chamando alguém que não reunisse os atributos necessários para determinada tarefa; Segundo porque conhecemos o final destas histórias. Eles foram bem sucedidos em seus desafios.

Pense agora: Quantas coisas estamos deixando de conquistar em nossas vidas por nos acharmos incapazes, por impormos limites irreais.

Fiquei pensando no porque disso, por que colocamos falsos limites em nossa vida,? Por que vivemos pensando que não podemos aquilo que podemos? Cheguei a algumas conclusões, veja comigo:

* Nossa programação / Nossa realidade

Propositalmente usei um termo muito atual dentro do contexto da informática. Assim como os computadores, nós também somos programados para agir, pensar, ser. O ambiente em que somos criados, as palavras que ouvimos, as sentenças que recebemos nos fazem ser o que somos. Em outras palavras, muitos de nós não conseguem enxergar além, porque foram programados para terem uma visão limitada. Por conta do ambiente, da falta de oportunidades, das palavras de derrota, colocam diante de si limitações imaginárias.

Como exemplo:
- As pessoas que não acreditaram em Jesus por que ele era de Nazaré.
- o papa que não acreditou em Lutero por ser ele de uma cidade pequena.
- Lembremos de como os elefantes de circo são adestrados...

* A autocomiseração

Muitas pessoas sentem pena de si mesmo. Dizem, não posso por não saber fazer, não conquisto por não ter oportunidades... sou incapaz! Tentam fazer com que as pessoas a sua volta sintam pena dela. Preciso dizer a você que Deus nunca sentirá pena de você. E sabe por quê? Porque foi Ele quem te criou, quem te fez! Ele sabe o potencial que há em você, ele acredita que você pode!

* Experiências frustrantes

Algumas pessoas viveram experiências terríveis em suas vidas que trouxeram grande frustração. E estes fatos impõem limites para elas. Alguém que experimentou frustração ao confiar em alguém terá dificuldades em confiar novamente por medo de se frustrar de novo. As experiências frustrantes podem ser limitadores de nossos limites.

Como exemplo:
- a história de Noemi ao denominar-se Mara.

* Pessoas limitadas

Muitos pessoas, dominadas pelas limitações que as diversas situações lhe impuseram são eternos frustrados, pois não conseguem conquistar. Tais pessoas não conseguem ver alguém próximo rompendo limites, então elas tentam fazer com que os que estão a sua volta também não rompam. Suas palavras são sempre desestimuladoras, suas mãos nunca estão estendidas, suas sentenças são sempre de derrota.

Como exemplo:
- Os que cercavam Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém.

* O diabo

Não poderíamos deixar de citar aquele que veio somente para roubar, matar e destruir. Ele tenta de todas as formas fazer com que não tenhamos uma visão ampla. Ele luta para que fiquemos presos as limitações que vão surgindo por conta das várias situações. Ele realmente não quer que sejamos conquistadores.


Dessa forma, nós precisamos lutar! Hoje Deus quer ampliar nossa visão, ampliar teus limites, te levar mais longe...

A unção de Deus te fará sonhar mais alto! Deus quer:

Reprogramar você.  A palavra Dele para você é vitória!

Te dar outra opinião sobre você mesmo.  Fazer você se ver como ele te vê!

Transformar seu pranto em festa.  Ninguém se encontra com Jesus e fica do mesmo jeito!

Levantar pessoas que sejam instrumentos Dele para te ajudar . Conquistadores te mostrarão o caminhos da conquista!

Repreender toda estratégia do diabo.  Deus bradará contra tudo que se levantou contra você.

Abra seu coração!

Pr. Giovani Zainotte

Comentários