O processo do milagre – At. 9. 32-35


Nós sempre estamos a espera de um milagre... Seja uma intervenção de Deus em nossa família, seja uma porta que esperamos que Deus abra, seja a salvação de alguém que amamos, seja uma cura física, emocional. Enfim, o fato é que sempre temos algo a buscar, a suplicar.

No texto em questão, quem está aguardando um milagre é Enéias. O nome Enéias, no grego, significa: “o glorioso, o herói”. Só que seu nome não condizia com seu estado de vida. Enéias estava há oito anos paralítico. Ser alguém com deficiência física hoje já não é fácil, mas naquele tempo, os recursos eram ainda mais escassos e havia a idéia de problemas espirituais, o que gerava preconceitos para com o portador da deficiência.

O verso 32 deixa claro que Enéias era um convertido, pois Pedro desceu “aos santos que estavam em Lida”. Mesmo sendo “crente”, tendo um nome tão significativo, Enéias na verdade estava vivendo uma grande crise em sua vida. Às vezes pessoas olham para aspectos de nossa vida achando que estamos muito bem, mas não sabemos a profundidade de nossas dores, de nosso sofrimento. Alguém poderia pensar sobre Enéias: “Ali vai o glorioso, o herói”, mas em sua vida não havia nenhuma glória, nada de heróico.

Chega então Pedro, cheio de unção de Deus. Sua fala nos trás um processo interessante na dinâmica do milagre, acompanhe:

I- Jesus Cristo te cura - Eu fico imaginando Enéias... Oito anos sofrendo, quantas orações, quantas expectativas frustradas, quantas noites sem dormir achando que nunca alcançaria a vitória. Um belo dia, o enfermo Enéias escuta: “Enéias, Jesus Cristo te cura!” Meu Deus, imagine como essa frase encheu o coração de Enéias. Meus amados é certo que vivemos um tempo de muitas batalhas, lutas, dores, mas não podemos nos esquecer da mensagem de vitória: “Jesus Cristo te cura!”, e não só isso, ele te liberta, te salva restaura você, sua família, seu casamento. Eu creio no poder que há no nome de Jesus, eu creio que Ele continua operando na vida daqueles que crêem. No processo do milagre, eu não posso me esquecer do poder de Jesus. Eu tenho certeza que Enéias nunca mais enfrentou nenhuma luta em sua vida sem se lembrar da voz de Pedro naquele grande dia onde ele experimentou do poder do Senhor!

II – Levanta-te - A ordem de Pedro se dada a mim, não me incomodaria em nada, mas a Enéias, um paralítico, poderia até soar como uma afronta. Para Enéias, levantar-se significava romper limites. Há oito anos Enéias não se levantava. No processo do milagre encontramos a necessidade de estarmos dispostos a romper nossas limitações. Pense agora no que te limita: medo, timidez, preguiça, acomodação, traumas, falta de visão, palavras malditas, etc. para alcançarmos o milagre seremos convidados a romper com estas e outras coisas.

Escute, a condição para Enéias levantar-se vinha do poder de Deus, Ele restauraria o perfeito funcionamento do corpo de Enéias, mas a atitude de levantar-se era de Enéias. Existem muitas pessoas agindo de forma a que os outros tenham pena deles. Deus nunca terá pena de você! Por dois motivos: 1. Ele sabe que fomos criados cheios de capacidade, pois foi Ele quem concedeu essa capacidade. 2. Ele sabe que aquilo que eu não posso, Ele pode, é só eu buscar! Então não fique parado, faça sua parte, levante-se, rompa!

III- Arruma o teu leito - Eu não sei você, mas eu, depois de oito anos no estado de Enéias, recebendo a cura, a última coisa que eu pensaria seria arrumar o leito. Só que o leito era o símbolo da dor, da angustia, do terror na vida desse homem. Muitos de nós nos achegamos, recebemos milagres, bênçãos, vitórias, mas nos esquecemos de arrumar nossos “leitos”, nossas vidas. Glória a Deus pelo milagre, mas o leito do pecado precisa ser arrumado, glória a Deus pelo milagre, mas o leito da mentira, da fofoca, da falsidade, do adultério, da prostituição, da rebeldia, da desobediência, da frieza espiritual, o leito de uma vida longe de Deus precisam ser arrumados.

Qual o resultado do processo do milagre? Um homem feliz? Sim, Enéias estava muito feliz, assim como nos ficamos alegres quando recebemos vitórias. Mas não para aí. O verso 35, mostra-nos que o milagre na vida de Enéias provocou muitas conversões. Muitas vezes ouço pessoas dizendo que não sabem levar ninguém a Jesus, então aprenda com Enéias, ele não disse uma palavra, apenas viveu o Evangelho, obedeceu, tomou atitudes e muitas pessoas creram em Jesus.

Te convido a crer no poder do nome Jesus que te cura, salva, liberta... Te convido a romper seus limites, te convido a arrumar o teu leito e viver o milagre de Deus.

Que possamos também viver o Evangelho, o processo do milagre a cada dia.

Deus nos abençoe,

Rev. Giovani Zainotte

Comentários

  1. Palavra abençoada. Que Deus te abençoe poderosamente e te use na unção do Espírito Santo...
    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Deus continue abençoando nas suas palavras Fk na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Deus continue abençoando nas suas palavras Fk na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. na verdade acredito eu que, Eneias NAO esperava por pedro.
    n esperava q seria curado naquele dia.
    no memento em que nos n esperamos Deus manda o milagre em nossas vidas... acredito q a enfermidade de Enias foi permetida por Deus para que o nome dele fosse glorificado! tanto é q a biblia diz q todos que
    viram ,crerão e se converterão ao SENHOR!O o mais importante de ttudo n foi a cura e sim o nome do senhor q foi exaltado reconhecido, e as almas que acreditarão e se converterão ao SENHOR!O VERDADEIRO EVANGELHO DE CRISTO...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amei a mensagem,Deus seja louvado pela sua vida.
    Com certeza fui edificada.E levarei adiante essa mensagem. Quero arrumar meu leito,e viver o milagre de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo estudo! Tirei muitas lições as quais aplicarei na minha vida para o desenvolvimento do meu ministério, obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Estudo lindo , sempre vai fazer a fé de alguém crescer através desta mensagem são palavras sábias para nos alimentar cada vez mais , um forte abraço e continue sempre nos abençoado com estes Estudos . O Amado Jesus vos abençoe

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse estudo blibico 🤝🏽🙌🏽

    ResponderExcluir
  10. Glórias ao nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Muito me alegro em ler palavras tão motivadoras que vem do conhecimento de Deus. Que o Senhor Jesus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  11. Amém 🙏🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  12. Palavra abençoada que desafia o nosso coração,a romper com nossas limitações,para sim esperimenta o milagre de DEUS.

    ResponderExcluir
  13. Que Deus continue te abençoando meu querido, estudo maravilhoso.

    ResponderExcluir
  14. Eu amei a explicação vai me ajudar muito mais continuarei arrumando o meu leito é exaltando a Deus

    ResponderExcluir
  15. Glória a Deus! Que estudo glorioso...

    ResponderExcluir

Postar um comentário