Lições de quatro leprosos sobre o Evangelho II Rs. 7. 3-11


Creio que o texto de II Rs 7 traz-nos lições muito interessantes sobre o Evangelho de Cristo. Sim! Fazendo uma leitura desse texto e pensando no Evangelho de Jesus, podemos aprender belas lições.

Leia comigo o texto de Lc. 2. 9-11: “E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.”

O anjo do Senhor tinha uma “Boa Nova”, uma “Boa Notícia” para anunciar. Isso é Evangelho, o anúncio de uma Boa Notícia, de novas de esperança, de sonhos, de possibilidades.

O texto de II Rs mostra-nos um momento muito difícil. Uma grande fome estava assolando Samaria e para piorar a situação, o Exército Sírio cercou a cidade. A situação era desesperadora.

No meio dessa história, surgem 4 personagens improváveis. Digo improváveis, pois eram leprosos, e os leprosos nesse momento eram pessoas que precisavam manter distância, existiam inclusive as cidades refúgio, lugares afastados onde eles viviam isolados (vide que nossos “heróis” estavam “a porta da cidade”, vers. 3), quando entravam nas cidades vinham amarrados a sinos e gritando: “leproso” para que todos tivessem a oportunidade de manterem-se longe deles. Resumindo, eram excluídos do convívio social.

Mas esses quatro leprosos vão nos dar lições muito valiosas sobre o Evangelho. Venha comigo...

1.     O Evangelho exige de nós uma saída de nosso comodismo.

O texto nos fala que esses homens estavam com fome, mas tranquilos, acomodados na porta das cidades.

Amados, nós temos a tendência de nos acomodarmos a tudo, até a coisas que de princípio nos são repulsivas. Desde um simples mau cheiro até situações de pecado, nos mais cedo ou mais tarde, acabamos nos acostumando e acomodando.

Quando Jesus pergunta ao cego se ele queria ver, ou ao aleijado no tanque de Betesda se queria ser curado, a princípio nos parecem perguntas sem nenhum sentido, mas a questão é que a doença deles já perdurava por longos anos e, dentro dos costumes judaicos, havia se tornado um “ganha pão” para eles, já que os judeus se sentiam na obrigação de ajudar com esmolas aqueles que estavam sendo “castigados” por Deus com enfermidades. Por isso, a pergunta é se eles realmente tinham interesse em sair daquela posição (na qual já poderiam estar acomodados) e viver uma vida bem diferente da que por anos estavam tendo.

Infelizmente existem pessoas acomodadas com em seus pecados, aponto de não sentirem mais incômodo com tais práticas. Outros acomodados com situações vexatórias, desagradáveis, mas sem expressar nenhuma atitude. Outros ainda conformados com uma vida cristã medíocre, sem unção, sem frutos, sem o novo de Deus a cada dia.

Só que aqueles 4 homens chegaram a uma conclusão que eu e você precisamos chegar também. Eles disseram se nós ficarmos aqui, morreremos (vers. 3b). Essa é uma verdade a ser absorvida! Se continuarmos acomodados, acostumados com coisas e situações que desagradam a Deus, vamos morrer!

Quantos casamentos, chamados, ministérios, sonhos, projetos mortos mediante nossa acomodação...

O Evangelho é para pessoas que decidem sair de suas zonas de conforto, renunciar a estilos de vida que ainda que sacie a carne, cotrariam a vontade de Deus. As Boas Novas dizem para nós que a cada dia temos que negar a nós mesmos e tomarmos nossa cruz! Isso nada tem a ver com acomodação.

2.     O Evangelho nos traz riscos

Outra conclusão que chegaram nossos quatro heróis leprosos é que indo ao encontro da comida poderiam morrer. Eles eram leprosos, não doidos... Consideravam os riscos.

Embora Evangelho signifique boas notícias, dentro delas, das boas notícias não havia o slogan “pare de sofrer” ou ainda “garantimos sombra e água fresca”. Veja a fala de Jesus em Lc. 21.12:

“Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.”

Deixe-me citar trechos de notícias muito recentes:

“Em meio a isso, muitos muçulmanos se voltaram contra os cristãos, a quem muitos acusam de ter apoiado os inimigos de Morsi. Existem registros que pelo menos 52 igrejas foram queimadas em várias cidades do país, alguns possuíam um grande valor histórico. Escolas cristãs, mosteiros e instituições como a Sociedade Bíblica também foram atacadas. Um grande número de casas pertencentes a cristãos também foram atacadas, os mortos podem passar de 200. De acordo com um relato do jornal New York Times, “muçulmanos têm pintado um ‘X’ preto nas lojas cristãs para marcar quais seriam queimadas. Multidões atacaram igrejas e cristãos sitiados em suas casas. Sabe-se de cristãos que foram mortos com golpes de facas e facões em suas casas.”

Essas notícias são relativas a fatos ocorridos no Egito e são do dia 27 de agosto de 2013.

Graças a Deus ainda não enfrentamos esse tipo de perseguição, mas isso não quer dizer que não exista. Facilmente somos tachados como quadrados, alienados, e outras coisas quando defendemos valores bíblicos que o mundo diz serem ultrapassados. Quantas histórias de pessoas que foram colocadas para fora de casa ao anunciarem sua conversão. Ou ainda pessoas mandadas embora do serviço por não aceitarem entrarem em “esquemas” sórdidos ou mesmo sustentarem mentiras de seus superiores.

O Evangelho nos expõe sim a riscos, seja de ser visto como um alienado, atrasado, seja por nos impedir de sermos aceitos em alguns meios sociais, seja por nos colocar na alça de mira dos inimigos da cruz!

3.     O Evangelho é poder!

A cena descrita nos versos 6 e 7 é no mínimo hilária. O poderoso exército sírio ouve sons como de um grande exército com carros e cavalos, temem e fogem desesperadamente. No verso 8, o “poderoso exército” composto por quatro leprosos, quem sabe até sem algumas partes do corpo devido a lepra, invade o arraial sírio!

Paulo disse algo tremendo: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.” Rm. 1:16

O Evangelho é o improvável, o fora do comum, o sobrenatural, o inesperado, o inexplicável chegando à minha e na sua vida! É alguém destruído pelas drogas ter uma vida transformada, é alguém sem razão nenhuma de existir se tornar a pessoa mais feliz, é o casamento destruído ser restaurado, e família deixar de viver um inferno e fazer do lar um pedaço do céu, Evangelho é poder!

4.     Evangelho é para ser compartilhado

Depois da entrada triunfal de nossos heróis, algo triste acontece... Por duas vezes o texto bíblico diz que eles escondem o que encontraram naquele local. Enquanto o povo padecia de fome, eles enchiam a barriga e escondiam o resto ignorando o desespero dos demais.

È inadmissível o que eles fizeram. Imagine que na sua casa você, seus filhos, seu cônjuge estejam passando fome, enquanto seu vizinho joga fora os alimentos de tanto que estragam!

Pois é isso que fazemos. Nesse momento vizinhos nossos estão famintos. Talvez não de pão, mas de esperança, de paz, de consolo, de força... E nós, domingo após domingo, comemos, comemos e ao sair do culto, escondemos tudo.

Deus nos abençoe,
Pr. Giovani Zainotte

Comentários

  1. Muito forte ... linda e revigorante mensagem.. Glöria a Deus

    ResponderExcluir
  2. linda msg benção para a nossas vidas amem

    ResponderExcluir
  3. Que Deus tenha misericórdia de todos os cristãos.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso está mensagem!!!Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso está mensagem!!!Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso está mensagem!!!Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  7. a paz para todos aprendi muito com esta palavra vou compartilhar
    que Deus te abençoe pastor você e tua família

    ResponderExcluir
  8. Linda mensagem, meu irmão! Apenas em ler, houve um despertamento do meu espírito. Deus lhe abeçoe!

    ResponderExcluir
  9. São poucos pregadores que sabem extrair do texto bíblico verdades tão singelas!
    Deus lhe abençoe pastor! Não desista de pregar o Evangelho genuíno!

    ResponderExcluir
  10. Profundo e reveladora palavra de Deus, me deixa mais convicto da minha vitória, que Deus abençoe este ministério

    ResponderExcluir
  11. Deus abençoe pelas lições dessa passagem bíblica.

    ResponderExcluir
  12. Uma palavra muito boa agente aprende muito com com esse estudo parabéns

    ResponderExcluir
  13. Amém glória a Deus tomo posse em nome de Jesus 🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Uma mensagem muito forte uma grande lição. Louvado seja Nosso Deus por este aprendizado

    ResponderExcluir

Postar um comentário