Série: Renovando a Paixão Estudo 1 – Mas enfim, o que é o primeiro amor?


O que não é o primeiro amor:

 1.      Algo ligado à ordem cronológica.

O que sentia quando me converte, no tempo da minha conversão, nos primeiros anos da minha conversão.

 2.      Um sentimento avassalador, porém, inconstante, com prazo de validade.

O famoso fogo de palha. Uma “paixonite” que dura alguns dias, meses, mas que acaba nas primeiras frustrações ou desafios.

 3.      Não é um estado de “nirvana”

Usei essa expressão própria do budismo, que significa “estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. O termo tem origem no sânscrito, podendo ser traduzido por "extinção" no sentido de “cessação do sofrimento”.

 Então, o que é o primeiro amor?

 1.      Entendimento intelectual de uma verdade.

João 3 mostra Jesus tendo que primeiramente explicar a Nicodemus, intelectualmente, o que era nascer de novo! Veja que Nicodemus teve dificuldades intelectuais de entender, a ponto de pensar que Jesus estava propondo uma volta ao ventre materno.

 2.      Uma revelação do Espírito de Deus ao nosso espírito

Romanos 8.16 nos mostra isso. Não é suficiente uma teoria intelectual, algo que fale a nossa mente, mas não chegue ao nosso coração. Para que o primeiro amor seja real, o Espírito Santo precisa comunicar-se com nosso espírito.

 3.      Uma mudança de atitudes, pensamentos, obras...

3.1              Para explicar a Nicodemus o que era o novo nascimento, Jesus usou a expressão grega METANOIA, que literalmente quer dizer “mudança de mente”, ou seja, uma forma diferente de ver a mesma coisa, um olhar diferente sobre as mesmas coisas.

3.2              Paulo fala de um discernimento somente possível pelo Espírito de Deus em ICO. 2. 14-15

3.3              Efésios 4.27-29 exorta à que tenhamos atitudes novas...

 4.      Uma nova ordem de prioridades

Mateus 6.33 mostra que o primeiro amor estabelece uma ordem nova de prioridades em nossas vidas. Quer saber se o primeiro amor é uma realidade em sua vida? Pare um pouquinho e pense em sua agenda.

 5.      Paixão

João 6.68 Pedro dá uma resposta de alguém apaixonado. Não um emocionalismo barato e passageiro, mas um sentimento inconfundível de que não há nada mais importante que a fonte de nossa paixão!


Comentários