Série Renovando a Paixão Estudo 02 – O que me faz perder o primeiro amor?


Em primeiro lugar é importante ressaltar que perder o primeiro amor não é tão somente perder uma animação inicial. Não é somente não estar tão animado quanto estava no início, nos primeiros dias, meses ou anos de minha conversão. Segundo Jesus, deixar o primeiro amor é uma queda, ou seja, pecado, e precisa de arrependimento e concerto.

Quero então pensar no que pode me levar a essa queda. Quais aspectos seriam comuns na vida daqueles que estão deixando o primeiro amor, mesmo que nem sempre deixem a igreja, deixem de congregar. Sim, porque a afirmativa de Jesus é dirigida a uma igreja e uma igreja cheias de boas características! Talvez eu e você, com nosso olhar superficial, olharíamos a Igreja de Éfeso como uma igreja modelo.

Então, fica claro que essa percepção é mais difícil termos, pois não estamos falando de pecados escandalosos, que todos reconhecem, que todos apontam. Estamos falando para um padrão de vida, que aos olhos da maioria é bom, quem sabe exemplar, mas que aos olhos de Deus, que vê o interior, é reprovável e precisa de mudança urgente!

Então o que me faz perder o primeiro amor?

1.      Distanciar-me do lugar secreto

Na verdade, poderíamos pensar sobre esse tópico e encerrar o estudo. Tudo começa aqui. Ao nos distanciarmos da oração, da Palavra, da comunhão com Deus naturalmente vamos permitindo que o fogo se apague dentro de nós.

2.      Aproximar-me das coisas da carne

Como consequência do distanciamento do lugar secreto, vem a aproximação das coisas da carne. Não há meio termo, ou vou em direção as coisas do Espírito, ou em direção as coisas da carne!

3.      Permitir que minhas prioridades mudem

É na verdade um efeito em cadeia: eu me distancio do lugar secreto, me aproximo das coisas da carne e então, as coisas do Reino já não são tão urgentes, já não ocupam mais o mesmo lugar.

4.      Permitir que minha paixão esmoreça

E aí, podemos até continuar na igreja, mas com a atitude reprovável de Is. 29.13.


Comentários