Série Vencendo os Inimigos da Alma // VENCENDO O MEDO 2Rs. 6. 8-17

O medo é uma emoção comum e necessária para a sobrevivência do ser humano, e tem a função de proteger, fazer parar, incentivar a ação, a escolha e a rápida tomada de decisão. Nenhuma pessoa é capaz de sobreviver sem seus medos, pois eles protegem o indivíduo de situações que representam perigo.

Porém, quando a pessoa sente um medo desproporcional à realidade, é preciso ficar atento. Em alguns casos, o medo é tão intenso que provoca ansiedade extrema e até ataques de pânico, impedindo que a pessoa mantenha sua rotina. Este tipo de medo está relacionado a problemas emocionais que precisam de tratamento.

O que é fobia?

 A fobia é um medo irracional e neurótico diante de uma situação ou objeto que não apresenta qualquer perigo. Pessoas fóbicas sentem tanto medo que evitam determinadas situações, pessoas e lugares para não se expor ao perigo. Quando expostos ao objeto causador da fobia, esses indivíduos apresentam uma série de sintomas físicos: falta de ar, taquicardia, tremedeira e ataques de pânico.

 Tipos de fobia

O número de fobias possíveis é quase infinito, mas o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria classifica 500 exemplos de fobias, que são divididas em cinco tipos:

Como surgem as fobias

 As fobias atingem cerca de 10% da população mundial, e qualquer pessoa pode ser acometida por uma em algum momento da vida. Pessoas que conviveram com familiares fóbicos em sua infância têm mais predisposição ao problema, e traumas relacionados ao objeto de perigo também podem desencadear uma fobia.

 A Inteligência Emocional entende que a maioria dos medos começa a ser desenvolvido ainda durante a fase gestacional, quando os sentimentos, pensamentos e emoções dos pais são transferidos para o bebê. Ou seja: muitos medos manifestados na idade adulta podem ter sido gerados ainda no útero materno ou na infância, e diversas experiências traumáticas ao longo da vida estão relacionadas a esses medos.

 Exemplos de fobia

 Acrofobia: medo de altura;

Agorafobia: medo de espaços abertos ou com multidões;

Aracnofobia: medo de aranhas;

Catastrofobia: medo de catástrofes e aspectos ambientais;

Claustrofobia: medo de lugares fechados;

Fobia social: medo de pessoas e da exposição;

Glossofobia: medo de falar em público;

Hematofobia: medo de sangue, injeções e feridas;

Monofobia: medo de ficar sozinho;

Nictofobia: medo da noite ou do escuro;

Tanatofobia: medo da morte;

Zoofobia: medo de animais.

 Até aqui, tratamos aspectos meramente emocionais, técnicos. Certamente um profissional faria uma exposição bem melhor que a que estou fazendo. Mas a partir daqui, quero pensar no aspecto espiritual.

 No mundo espiritual, há uma batalha terrível do inferno contra nossas vidas. O inimigo deseja parar-nos, e ele sabe que se conseguir no dominar pelo medo, poderá facilmente nos paralisar.

 Para isso ele tem suas estratégias:

 *  Conhecimento de nossa vulnerabilidades

 *  Intimidação

 Os nossos maiores erros nesse momento são:

*  Foco nas coisas erradas (o moço viu apenas os inimigos, não se permitindo ver o exército de Deus). O que ocupar minha mente e coração ao acordar dominará o meu dia.

*  Supervalorização do problema (Segundo Eliseu, mais eram os que estavam a favor do que os inimigos). Uma pesquisa mostra que 85% a 90% dos nossos medos, de nossas preocupações nunca se concretizam, e os 10% quando acontecem, não são tão dramáticos quanto imaginamos.

 *  A falta de visão/discernimento espiritual (Eliseu precisou orar pedindo que Deus abrisse os olhos espirituais do moço). A falta de discernimento espiritual faz com que caiamos nas ameaças do inimigo, não entendamos os propósitos de Deus e não confiemos em sua ação a nosso favor.

 Então quais os caminhos bíblicos para vencer o medo?

 Comece seu dia focado!

"De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando". Sl. 5.3

 O que ocupar tua mente e teu coração primeiro ao levantar-se, dominará seu dia.

 Ocupe o maior campo de batalhas de sua vida: a mente

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento". Fp. 4.8

 revista-se da armadura de Deus

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos". Ef. 6.11-18

 Tenha cobertura espiritual.

 Um pastor, um intercessor, um discipulador. Veja o papel fundamental de Eliseu na vida desse moço nesse momento decisivo de sua vida. Em momentos de crise em sua vida, com quem você conta?

 Confie no cuidado de Deus

"Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti. Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida. Não temas, pois, porque sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente e a ajuntarei desde o Ocidente." Is. 43.1-3


Comentários