Série Vencendo os Inimigos da Alma // VENCENDO A DEPRESSÃO Sl. 103. 1-5

Segundo estatísticas, de 10% a 15% de todos os homens do planeta, principalmente da meia idade pra cima terão uma crise de depressão. Hoje, cerca de 400 milhões de pessoas hoje tem crise de depressão. 15% a 20% desses vão se suicidar. 80% dos casos de suicídio hoje seriam evitados se a pessoa tivesse buscado uma ajuda, estado em um ambiente de ajuda! de amor.

Há dois perigos com relação a esses processos:

 1. Uma busca desenfreada por medicamentos, pessoas se auto-medicando, usando medicamentos sem prescrição médica.

Pessoas que querem fugir dos enfrentamentos necessários da vida e por isso se entopem de remédios. Pessoas que não querem assumir responsabilidades.

 2. Há um preconceito com elação à depressão

Uma corrente sem pé nem cabeça, que diz que estar em depressão é estar endemoniado. Que depressão é sinônimo de falta de fé. Que depressão não é coisa de crente. É por conta de entendimentos assim, se calam, para não serem tachados de gente sem fé, se calam para não serem julgados.

 Existe a depressão endógena.

Aquela causada por fatores internos do seu corpo. Tem haver com a química do organismo. Tem haver com hormônios, com glândulas, com células... E, em casos assim, medicamentos são essenciais. Assim como às vezes nossos ossos não absorvem cálcio suficiente e precisamos tomar medicamentos, às vezes precisamos tomar remédios para que algumas substâncias químicas no nosso cérebro sejam supridas.

Existe a depressão reativa.

É a nossa reação às pressões do mundo. Por mais firme que seja um aço, se ele sofrer pressões demasiadas ele entra em fase de ruptura, de fadiga, suas estruturas moleculares são mudadas e ele quebra, dependendo da pressão sofrida.

Hoje, há uma pressão enorme sobre nós vinda de todos os lados. Temos perdas de pessoas queridas, de emprego, de oportunidades. Sofremos injustiças, dores profundas. Ou seja, agentes externos que pressionam nossas emoções e podem nos conduzir a uma depressão. E aí precisamos sermos tratados com terapias, remédios, oração, amizade, um conjuntos de fatores precisam estar presentes. Hoje, a doenças cardíacas e a depressão serão as maiores causas de morte e de paralisar pessoas.

Negar a depressão, só nos faz sofrer mais. O preconceito que temos chamando pessoas com depressão de malandros, de preguiçosos, de moles, de fracos, de crentes sem fé, de amaldiçoados, só as farão sofrer mais.

Sintomas da depressão:

No humor: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, sofrimento emocional, solidão, tristeza ou tédio

No comportamento: agitação, automutilação, choro excessivo, irritabilidade ou isolamento social

No sono: despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado 

No corpo: fadiga, fome excessiva ou inquietação

Na cognição: falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas

No peso: ganho de peso ou perda de peso

Também é comum: abuso de substâncias, depressão, falta de apetite ou repetição incessante de pensamentos

Homens famosos da história do cristianismo sofreram de depressão:

* Spurgeon, conhecido príncipe dos pregadores, não podia pregar muitas vezes por causa de depressão.

*  Robert Evans, maior avivalista do país de Gales, multidões vinham ouvi-lo e receberem oração por cura, porém, às vezes ficava até 4 meses trancado no quarto com depressão.

 O caso de depressão mais famoso da Bíblia.

1Rs. 19

Israel estava governando por um casal de feiticeiros. Elias era um oposição a isso. Elias vivia em meio a um processo de grande pressão. Ele era uma voz contra um império. Ele estava nadando contra a maré. Momentos antes dessa ameaça lida, ele tem uma grande vitória. Logo após isso, ele recebe uma ameaça, que somada as pressões que por anos ele vinha suportando, vai desencadear uma depressão.

 Acompanhe o processo:

 1.    Elias teve medo (verso 3)

Ao invés de se concentrar nos fatos, ele se concentrou nos sentimentos. O fato era: Deus me protege, o medo era: vão me matar. Todas as vezes que nos desconectar os dos fatos e nos ligarmos aos sentimentos vamos nos apavorar.

 2. Elias se isolou (verso 3)

Um dos motivos para isso é o fato de Elias andar sozinho. Não percebemos Elias partilhando seus medos com ninguém, orando com ninguém. Que ser derrotado, ande sozinho! Por isso enfatizamos tanto a importância de nossas células. Lugares de partilhar alegrias e dores, erros e acertos, dores e angústias.

Elias fugiu, ou seja, se isolou ainda mais. Ao fugir, não se esconde só de Jezabel, mas até de quem o amava e podia o ajudar.

 3. Se comparou com os outros (verso 4b)

Não sou melhor do que eles... Um mal que hoje piorou muito com o advento das redes sociais. A impressão que temos é que todos são mais queridos, mais felizes, mais bem sucedidos.

Como foi o processo de cura de Elias

 1.    Cuide das suas necessidades - "Levante-se e coma"

Às vezes estamos fracos fisicamente e isso está nos levando a esse estado. Talvez, se estivesses bem, a mesma ameaça, a mesma pressão não nos afetaria, mas, estando fraco, somos atingidos. Por isso, Deus propõe um tratamento de sonoterapia pra Elias. Ele come, bebe e dorme...

Às vezes estamos precisando de férias, de um dia de descanso, de deitar na rede, na beira do lago, de relaxar.

 2. Avance - "muito comprido te será o caminho..."

Toda maratona começa com o primeiro passo. Se não der pra fazer tudo, faça tudo que der. Mas dê passos.

3.  Entregue suas frustrações a Deus - "eu tenho sido tão zeloso..." Verso 10

Fale com ele, diga o que está errado, fale de suas dores, tenha uma vida de relacionamento com Deus.

4. Ouça a voz do Senhor

Elias percebeu a voz de Deus em meio a uma brisa suave. Essa voz lhe deu direção. Se ouvirmos a voz de Deus, receberemos direções de vida para sair de crises.


Comentários

  1. Olá Pr. Giovani, boa noite, sou Gabriel, tenho 31 anos, sou do Rio de Janeiro, encontrei o contato através do website da Metodista, e muito embora ainda não nos conheçamos pessoalmente, faço contato para que compartilhe com os irmãos, se lembrar, para que em oração eu tenha mais da presença do Senhor Jesus contra os príncipes das trevas, e para que Ele me guie em minha trajetória profissional.

    Oremos uns pelos outros !!!
    Att. Gabriel Tinoco Rocha

    ResponderExcluir

Postar um comentário