SÉRIE: TEMPO DE RECOMEÇAR | ESTUDO 03: RECOMECEI E AGORA?


Iniciamos essa série vendo os efeitos devastadores do pecado em nossa vida e, que por culpa dele, temos necessidade de experimentarmos recomeços. No segundo estudo, vimos o caminho para o recomeço. Estudamos que há um trilho estabelecido para que o recomeço venha e possamos viver um tempo novo de Deus em nossas vidas.

Nesse último estudo dessa série pensaremos sobre o que fazer quando recomeçarmos. Sabe o que vejo? Muitos recomeços todos os dias. Sim, constantemente vejo pessoas levantando suas mãos e pedindo que Cristo entre em suas vidas. Constantemente vejo pessoas reconhecendo o estado de suas vidas e tomando decisões que as façam viver algo novo. Porém, também com muita constância, vejo muitas pessoas não perseverando nessas decisões.

Pessoas saem de retiros, de encontros, de cultos com um caminho lindo diante delas, com desejo de algo novo, inspiradas, motivadas, felizes, mas... o tempo passa, as lutas aparecem, as tentações surgem e... param novamente!

Como faremos para que isso não aconteça?

Mudança de Hábitos
O dicionário define hábito como sendo Inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato; Forma habitual de ser ou de agir; Procedimento repetido que conduz a uma prática”.

Por essas definições podemos perceber o quanto os hábitos definem nossas vidas. Nossos hábitos de transformam em práticas e muitas vezes em práticas pecaminosas e destrutivas. Se eles não forem mudados, não adianta, não mudaremos.

Pense comigo: Um homem tinha por hábito, após o serviço, ir para um bar com amigos e beber. No domingo ele foi a um culto, incomodado com os rumos que sua vida trilhando. Foi tocado, abriu o coração para Jesus. A segunda-feira chegou, se esse homem não mudar o hábito, ele irá para o bar após o serviço e, por mais que ele tenha sido sincero no domingo, provavelmente ele beberá, ficará triste por não ter conseguido e verá como alguém que não tem jeito. Resultado: ele desistira do recomeço do domingo...

São muitos casos assim gente! Pessoas que não mudam seus hábitos, continuam indo a determinados lugares, saindo com determinadas pessoas, fazendo determinadas coisas que as conduzirão a novos abismos, não a novos começos. Quer consolidar o recomeço de Deus? Mude seus hábitos!

Perseverança
Será que encontramos no diabo algo de positivo? Penso que sim. Poucas pessoas são tão perseverantes quanto o diabo. Ele nunca desiste de tentar destruir as nossas vidas e impedir os planos de Deus.

E essa característica, infelizmente, não é encontrada em todos. Muitas pessoas começam várias coisas, cursos, projetos, empreendimentos, mas não terminam. A afirmação do escritor de Provérbios é muito importante: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas”. Ecl. 7.8. Em outras palavras, o importante não é como começamos as coisas, mas sim como as terminamos, se terminamos... Iniciar um processo de recomeço talvez não seja o mais complicado, mas seguir em frente quando as dificuldades surgirem, quando as tentações surgirem, quando as dores surgirem, aí complica bastante.

Santidade
Não podemos desconsiderar nunca a essência do Deus ao qual servimos. Ele é Santo! A Palavra Santo no Antigo Testamento aponta para separação, aquilo ou aquele que pertence exclusivamente a Deus. E esse é o chamado de Deus para cada um de nós: vivermos separados do mundo e seus valores para pertencermos exclusivamente a Deus!

A Palavra de Deus diz “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor...” Hb. 12.14. Se nós não desejarmos de todo nosso coração viver separado do mundo, escolhendo um padrão bíblico para nossas atitudes, não veremos o Senhor!

Serviço
Deixe-me partilhar uma constatação de minha prática pastoral. Aqueles e aquelas que se envolvem no serviço do Reino de Deus, em ministérios, em ações evangelísticas, na sublime missão de ganhar almas tem menos propensão de desviarem dos caminhos do Senhor. Uma frase que ouvi, se encaixa bem com esse ponto: Crente que não trabalha, dá trabalho...

Vida Devocional Intensa
Não existe nenhum processo de avivamento que não venha acompanhado de uma vida devocional efetiva. Sem oração, sem Bíblia não sustentaremos mudanças significativas em nossas vidas.

Porém, apesar de sabermos isso, é fácil perceber a fragilidade da vida devocional da maioria de nós. A leitura bíblica para muitos resume-se ou ao texto da pregação de domingo, ou, quando muito, aos versículos indicados no devocional diário que fazemos uso como o “No Cenáculo” ou o “Pão Diário”. Uma vida devocional rasa, gera crentes rasos que não suportam a pressões, que não criam raízes profundas e por isso não seguem adiante.

Que o Senhor nos abençoe a vivermos um tempo favorável de recomeços e conquistas!
Deus nos abençoe,
Pr. Giovani Zainotte

Comentários