Série Vencendo os Inimigos da Alma // VENCENDO A AMARGURA Hb. 12. 14-15

A amargura é um sentimento provocado pela mágoa. Magoa guardada no coração é uma porta aberta para maldições, doenças, sofrimentos.

Amargura no grego é a palavra pikria, que dizer tornar amargo, irá, ódio, aspereza, descontentamento. No equivalente hebraico traz a ideia de algo pesado. Daí surge o conceito de amargura ser algo forte e pesado que fere até o mais profundo do nosso coração.

 Exemplos de gente amargurada na Bíblia:

 Rt. 1.20 | A amargura provocada pelas dores da vida

"Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso."

 1Sm. 1.10 | A amargura provocado por limitações na vida.

"levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente"

 Pv. 17.25 | Decepções dentro da família, com filhos, cônjuges, etc.

"O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz."

 At. 8. 22-23 | a amargura provocado pela inveja, pelo desejo do que não é nosso.

"Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade."

 Fontes de amargura:

 *  ofensas

*  Agressões

*  Injúrias

*  Sofrimentos

*  Prejuízos

*  Perdas

*  Decepções

*  Qualquer tipo de mal ou experiências negativas que uma pessoa tenha sido vítima ao longo da vida.

 Amargura é um pecado. E o pior, um pecado fácil de se justificar. Temos argumentos sólidos para mostrar o porque estamos assim. Contamos nossas histórias na tentativa de justificar nosso pecado.

 Há um círculo mortal nesse processo:

 AMARGURA --> RESSENTIMENTO --> ÓDIO --> VINGANÇA (mesmo que a vingança não se concretize, ela "acontece" na mente e assim vou enchendo meu corpo de ódio.

Um sinal de mágoa é não poder ver uma pessoa sem sentir dor. Ou lembrar de fatos, sem e pareça que eles tenham ocorrido naquela hora. A mesma intensidade, a mesma dor, o mesmo sofrimento.

 Consequências da amargura

 *  Comparada a um veneno (Hb. 12.15)

 *  Apresentada como uma raiz. Algo que é fonte de outros males. A Bíblia chama de raiz, que vai se alastrando em nosso corpo.

 *  Contamina toda a pessoa (fala, atitudes, visão de futuro, etc) e aqueles que o cercam.

 *  Pode causar enfermidades físicas como câncer, úlceras, gastrites, problemas neurológicos de todo tipo, pressão alta, herpes, feridas, manchas pelo corpo. 70% dos enfermos não estariam doentes se soubessem lidar com seus sentimentos de culpa é magoa dentro deles.

 *  Constrói paredes de isolamento.

 Como ser curado da mágoa?

 Entenda isso: Hb. diz esforcem-se! Ou seja, algo que dá trabalho. O mais comum é viver mal.

 "Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." Ef. 4. 31-32

 Quem é responsável por tirar isso de dentro de mim?  Eu mesmo!

 Como? Sendo bondoso e demonstrando compaixão.

Mas é claro, que precisamos também de ajuda. Tentamos curar a amargura só cuidando das aparências, do exterior, negando o sentimento é esquecendo que amargura é uma raiz. Só se cura amargura indo à raiz. Não basta arrancar folhas para tirar uma planta, você precisa ir as raízes. E, para isso, às vezes é necessário usar veneno, algum tipo de produto que paralise as raízes. Esse produto, para nosso interior, para combater as raízes de amargura é o sangue de Jesus.

 A ação desse sangue em nós nos traz algumas revelações importantes e algumas atitudes necessárias:

 * Somos filhos de Deus. Ele nos ama, Ele é nosso Pai. É esse amor pode curar o mais duro dos corações.

 * Entender que os valores do reino são diferentes da sociedade. No mundo aprenderemos a odiar, a abandonar quem nos feriu, chama de bobo quem perdoa. No Reino, somos convidados a amar até que nos odeia. O mundo não pode ser imitado por nós, seus valores estão afundando pessoas, levando ao suicídio, destruindo emoções.

 *  Reconhecer que a amargura é pecado, e assim como todo pecado, não buscar justificativa pra ele. Ela é pecado porque nos destrói. Precisamos assumir que pecamos, confessar e sermos curados.

 *  Perdoar o ofensor como Deus nos perdoou. Procurar pessoas, abraçar, orar por elas, desabafar sobre nossas dores.

 Analisemos o texto de Mt. 18. 23

O senhor daquele servo teve compaixão, compaixão é abrir mão. Abra mão hoje, deixe ir, não se agarre, não se prenda, não guarde essas dores, essas lembranças, essas mágoas...

 Perdoar é deixar ir. Existem pessoas presas dentro de nós. Deixe-as partir.

O servo perdoado não faz o mesmo, ele não perdoa alguém que o deve. Mesmo tendo sido perdoado, ele não perdoa. O verso 30 diz que ele não quis. Se você não quiser, a mágoa vai permanecer, a dor vai ser real. Depende de você.

O verso 34 diz que ele foi entregue aos atormentadores. Quantas pessoas têm sido atormentadas por lembranças, atormentadas pelo passado, atormentadas pelas enfermidades causadas pela mágoa...

 


Comentários