Série Vencendo os Inimigos da Alma // VENCENDO A ANSIEDADE Fp. 4. 6-9


A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.

 Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar.

 Sintomas da Ansiedade:

 Sintomas psicológicos da ansiedade

* Constante tensão ou nervosismo

* Sensação de que algo ruim vai acontecer

* Problemas de concentração

* Medo constante

* Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão

* Preocupação exagerada em comparação com a realidade

* Problemas para dormir

* Irritabilidade

* Agitação dos braços e pernas.

 Sintomas físicos da ansiedade

Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração

Respiração ofegante ou falta de ar

Aumento do suor

Tremores nas mãos ou outras partes do corpo

Sensação de fraqueza ou cansaço

Boca seca

Mãos e pés frios ou suados

Náusea

Tensão muscular

Dor de barriga ou diarreia.

Um estudo, que ficou conhecido como Kendell, mostrou que diagnóstico de depressão passa para a ansiedade em 2% dos casos, enquanto os casos de ansiedade se tornam depressão em 24%. Então fica claro a ligação de uma com a outra.

Uma explicação para isso é que os pensamentos negativos que o ansioso têm sobre si mesmo podem ser gatilhos para a depressão.

Além disso, grande parte das pessoas com transtornos de ansiedade evitam as situações que podem desencadear sintomas e, com isso, passam a viver de forma muito restrita, como não sair de casa sozinho, não participar de encontros e outros eventos sociais, ficar preocupado com tudo e acabar não fazendo nada, e por aí vai. Quanto mais a ansiedade abala a vida de uma pessoa, maior a chance de ela ficar deprimida

 E nossa fé, onde entra nesse processo?

Será possível viver uma vida sem ansiedade nos dias de hoje? Não só é possível, mas é uma ordenança. Há quem diga que a ansiedade já passou a depressão como a maior enfermidade do momento, o mal do século XXI. Mas como percebemos, não é algo novo, Paulo está falando dela há pelo menos 2 mil anos.

Parece que desde que nos separamos de Deus no Éden, a ansiedade está nos acompanhando. Ela surge logo após o homem pecar. Porque agora, separado de Deus, o homem sente emoções que ele não estava preparado para sentir, vivendo fora do local que foi preparado para vivermos.

A verdade é que a fonte de nossa ansiedade é nossa desconexão com Deus. Sem esse relacionamento íntimo, fica apenas os medos e as incertezas.

Alguém disse que depressão é excesso de passado e ansiedade é excesso de futuro.

Ansiedade é improdutiva - Preocupação não produz nada, não muda nada. É como movimentar-se sem sair do lugar, acelerar o motor do carro no ponto morto.

Ansiedade irracional -  Não altera nada, não muda nenhum situação, serve apenas para tornar meu presente miserável. Tira a gente do prumo, amplifica os problemas, cria monstros.

Ansiedade é venenosa - deixa-nos amargos, com dificuldade de relacionamento, nos leva ao isolamento.

Ela faz mal, porque nos leva a precipitações. Ela cobra preços altos na vida das pessoas.

 * Ela cobra preço de adolescentes, estudante que não consegue aprender;

* Ela cobra preço do trabalhador que não consegue se concentrar em seu trabalho, sofre acidentes, perde a mão, de um motorista que erra e bate;

* Ela cobra preço do atleta que por estar ansioso erra;

* Ela cobra o preço de quem se precipita em negócios errados e tem prejuízos financeiros

* Ela cobra preço de quem, ao precipitar-se, escolhe errado um namorado, um marido...

Nada na criação tem ansiedade, só o homem. Ela nos torna infelizes e doentes. Mas nós nascemos ansiosos. Nós aprendemos e fomos treinados para ser ansiosos.

 O Antídoto da Ansiedade

 1. Tenha Jesus como seu pastor - Sl. 23

Eu sei que Ele é meu Pastor. Eu sei que eu nada terei falta de nada! Um pastor tem como obrigação cuidar de suas ovelhas.

Ele provê alimento, abrigo, proteção, correção, direção para suas ovelhas

A nossa ansiedade é um depoimento nosso que não vemos como nosso Pastor!

 2. Ore - Fp. 4. 6-7

Muitos cristãos ainda não entenderam os benefícios da oração. a ansiedade não produz nada, mas a oração produz muita coisa. Diante das situações temos duas opções, entrar em pânico ou entrar em oração. Fale sobre tudo com o Senhor, sobre qualquer problema, sobre qualquer angustia, sobre qualquer desafio. Descarregue sobre Deus todas as suas causas. Essa é a maior terapia que possamos passar.

 3. Desintoxique sua mente - Fp. 4. 8

Boa parte de nossa ansiedade vem de ocupar nossa mente com coisas terríveis. Estamos vivendo um tempo de overdose de más notícias, de coisas destrutivas, sujas. Nossas emoções são resultados visíveis de nossos pensamentos!

 4. Não seja um teórico da fé - Fp. 4. 9

A grande maioria dos crentes hoje são bons teóricos, mas não vivem, no seu dia a dia, a sua fé. Não praticam aquilo que ouvem domingo após domingo.

 O antídoto para ansiedade é uma escolha diária. Todos os dias escolher confiar, lutar contra o desejo de viver sozinho e resolver com suas próprias mãos. Todos os dias encher-se de Deus, da Sua Palavra, estar com Ele. Todos os dias viver aquilo que pregamos!

 


Comentários