Quem é você?



Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora.
Gn. 9:22

Noé embriaga-se e fica nu. Ao ver sua nudez, seu filho Cam sai a contar a seus irmãos. O ato de Cam expunha seu pai, diminuindo sua credibilidade e autoridade. Os outros irmãos, Sem e Jafé, tratam logo de cobrir a nudez de Noé. Interessante a postura deles, eles vão até Noé de costas, com os rostos desviados para não contemplarem a nudez do pai.

O pecado de Noé (embriagar-se) o deixou exposto (nu). Pecados sempre nos deixam expostos, nos deixam nus. A vergonha da nudez exemplifica bem o estado que ficamos ao serem revelados nossas fragilidades, nossos pecados, nossos erros.

A questão é que ainda existe muita gente como Cam, ávidos por exporem a nudez de seus irmãos. Seja pelas redes sociais, seja de porta em porta, existem aqueles que tem prazer em contar aos outros sobre a nudez de alguém, falando de suas limitações, falando de seus tropeços, falando de suas vergonhas.

Mas Deus quer levantar homens e mulheres com capas nas mãos, dispostos a andarem de costas, com rostos desviados da nudez de seu semelhante na intenção de cobri-la. Gente que cuida, não que expõe...

Seja sincero: Quem é você, o que expõe ou o que cobre a nudez de seu irmão? Cobrir a nudez nada tem a ver com compactuar com pecado. Tão somente é não se assentar em um lugar que não é nosso: o lugar de juízes.

Comentários