SÉRIE: TEMPO DE RECOMEÇAR | ESTUDO 02: QUAL O CAMINHO DO RECOMEÇO?


No primeiro estudo pensamos sobre o pecado e suas consequências em nossas vidas. Vimos como o pecado estraga nossa caminhada, destruindo e inviabilizando planos de Deus para nossas vidas.



Vimos também, como Deus é maravilhoso, irando-se sim, mas com uma ira que dura apenas um momento. Que intentou, não destruir sua criação, mas recomeçar em Noé.



Aceitação da enfermidade | Sl. 51

Creio que a maioria de nós conheçamos o trabalho dos Alcoólicos Anônimos. Um grupo de ajuda e apoio a pessoas que enfrentam o terrível vício do álcool. Um dos princípios desse grupo é que a pessoa, para participar, precisa reconhecer que tem a enfermidade. Isso, pois muitos negam tal fato, dizendo que controlam o seu vício e bebem quando querem. Dessa forma, não há possibilidade de tratamento.



O mesmo princípio se aplica para enfermidades de nossa alma. Nunca seremos tratados de verdade se não reconhecermos que temos um problema e que precisamos de ajuda. Davi negou o quanto pode, tentou de todas as formas “concertar” a situação que o pecado gerou em sua vida. Mas quando o profeta Natãn o confrontou, sua ficha caiu. Ele deixou de dar desculpas, deixou de esconder-se, apenas reconheceu: “pequei contra ti”. Pronto, esse passo é fundamental para um recomeço! Reconhecer nosso estado abre portas para a restauração!



Profundo e doloroso processo de arrependimento| II Cr. 7.14

Se não sentirmos dor por nossos pecados, visualizarmos claramente o estrago que ele está causando, não abriremos mão dele. A grande verdade é que nossa natureza tende ao pecado e nossa carne se sacia com a vida pecaminosa.



Muitos de nós temos tido tão somente uma experiencia de remorso, onde eu até tenho consciência que pequei, que o que fiz e errado, mas no dia seguinte, tal prática continua viva e ativa em minha vida.



Não se engane, não existe avivamento que não seja precedido de arrependimento. Nossa vida nunca experimentará um recomeço, se não nos arrependermos verdadeiramente do pecado.



Experiência de conversão | Jo. 3

Impressionante a história de Nicodemus, um homem tão instruído, conhecedor das leis e dos ritos religiosos, mas ignorante no que dizia respeito aos mistérios do reino de Deus. Ao ser orientado por Jesus, ficou perdido, cheio de dúvidas. Mas recebeu o ensino de Jesus de que era necessário ter uma nova forma de pensar, de agir, um entendimento transformado.



Infelizmente as igrejas estão cheias de pessoas que nunca se converteram. Elas entraram para a igreja, simpatizaram com o culto, com as músicas, com a Palavra, sentiram-se bem, receberam bençãos, mas seus hábitos nunca mudaram, suas vidas mantêm de forma velada, as velhas práticas, a velha forma de viver, não houve uma mudança significativa.



Conversão é algo extremamente radical. É inexplicável como a vida de alguém muda depois de um encontro genuíno com Cristo. Não é só passar a frequentar uma igreja, não é só ser batizado, é muito mais do que isso, é uma vida completamente transformada!



Passos práticos em direção ao recomeço | Lc. 19. 1-9

Atitude é tudo para quem quer avançar em qualquer área da vida. Muitos de nós, somos cheios de sonhos, de projetos, de lugares que querem ir, de posições que querem galgar, enfim. Porém, nunca concretizam nada. E por que? Pela falta de atitudes.



O exemplo bíblico de Zaqueu, ensina-nos que precisamos tomar atitudes para que o recomeço seja uma realidade em nossas vidas. Zaqueu enriqueceu às custas da profissão terrível que tinha, que roubava para o império romano e para eles próprios. Os cobradores de impostos eram odiados pelo povo. Ao converter-se, ele decide restituir aos lesados quatro vezes mais do que tinha usurpado. Ou seja, ele ia ficar devendo... Mas o que ele não poderia fazer, é dizer que se converteu e continuar a viver com o fruto do seu pecado. Conversão é isso, atitudes práticas que demonstrem externamente aquilo que aconteceu internamente!



Que Deus nos ajude!

Comentários