SÉRIE: TEMPO DE RECOMEÇAR | ESTUDO 01: POR QUE RECOMEÇAR?

Para entendermos a necessidade de recomeçar, precisamos ir no começo de todas as coisas. O Livro de Gênesis nos ajudará nesse processo. O capítulo 1 diz que não havia nada, e Deus começou a criar tudo... No final, Deus diz que viu que tudo que havia criado era muito bom (Gn. 1.31).

Então perceba nessa expressão que havia harmonia na criação. Tudo funcionava perfeitamente. Deus estava satisfeito, feliz, tudo estava em ordem. Deus nos fez para vivermos em ordem. Deus nos fez para vivermos em harmonia. Deus nos formou para uma vida plena e abençoada. ESSE FOI O NOSSO COMEÇO!

Mas o que deu errado?

Fomos dotados pelo Senhor por algo, que na teologia chamamos de livre arbítrio (crença que o comportamento humano é autônomo. A ideia do livre arbítrio supõe que existam causas externas suficientes pra explicar por que uma pessoa age de certa maneira. As ações, de acordo com a teoria do livre arbítrio, em última análise são uma escolha, mesmo quando o indivíduo sabe que a ação escolhida poderá trazer consequências indesejáveis.)

É lindo isso, pois Deus nunca desejou robôs, que fizessem as coisas por terem sido programados para aquilo, mas sim que fôssemos livres. Principalmente no que diz respeito a adorá-lo. Ele nunca quis uma adoração obrigada, mas algo que brote do desejo do nosso coração! Porém, isso tem um preço! Corremos o risco de escolher muito mal e teremos que arcar com as consequências de nossas escolhas.

Dessa forma, no capítulo 3 de Gn. vemos a queda do homem, quando ele escolhe ouvir ao diabo, personificado na serpente e desobedecer a ordem expressa de Deus. A partir daí, o caminho dos seres humanos nunca mais seria o mesmo.

O coração do homem não seria mais puro em essência.
Outro conceito teológico importante é o pecado original. Rigorosamente falando, o pecado original é o estado de separação em relação a Deus comum a todo o homem. Assim, como não tinham ainda desobedecido a Deus, os primeiros seres humanos eram retos (sem pecado) aos olhos de dele. Mas a partir do momento em que decidiram pecar, os seres humanos que vieram depois, já nasciam, e já nascem como pecadores e são carentes da graça de Deus.

A intimidade do homem com Deus estaria abalada
Todos os dias Deus vinha estar com Adão e saber como foi seu dia. Agora, Adão está escondido. Hoje, não é que não tenhamos condições de termos intimidade com Deus, pelo contrário, esse continua sendo o desejo de Deus. Porém, algo que era natural antes, hoje é resultado de uma construção. Nós, construímos intimidade, construímos relacionamento com Deus, no secreto, na oração, na vida devocional. O natural em nós hoje não é mais sermos íntimos, mas estarmos longe. Se não lutarmos contra nossa carne, não seremos íntimos de Deus.

O relacionamento do homem com seus semelhantes não seria mais o mesmo
No capítulo 4 de Gênesis, vamos ler sobre o primeiro assassinato. E pior, um irmão matando o outro. O respeito, cuidado, amor, companheirismo, amizade que deveriam existir entre nós também foram abalados por conta do pecado. Hoje, quando vemos notícias de violência, de abusos, de tanta maldade entre semelhantes, podemos entender que é fruto do pecado.

O relacionamento do homem com a criação não seria mais o mesmo.
O homem foi convidado por Deus a ser parceiro na criação dando nome aos animais. Mais do que isso, foi posto como um guardião de toda a criação. Quando hoje lemos sobre aquecimento global, e vemos catástrofes naturais fruto da degradação da natureza, vemos quão distantes estamos do projeto de Deus.

Qual foi o resultado disso?

Deus resolveu destruir tudo (Gn. 6. 11-13). Diante de tanta maldade, diante de tanto pecado, Deus toma uma drástica decisão: destruir o homem!

Não podemos ignorar a ira de Deus. Falamos sobre o amor de Deus, sobre Sua Graça, sua Misericórdia, mas ignoramos sua justiça.

Porém, o Sl. 30.5 diz que a ira de Deus dura só um momento. Deus deseja na verdade recomeçar! Sim, Deus não quer por um ponto final naquilo que Ele criou com tanta alegria e viu que era muito bom. Deus queria a engrenagem funcionando novamente.

Assim, ele ordena que Noé faça uma arca, onde Ele preservaria a sua criação! Esse sempre será o desejo de Deus, que vivamos!

Resumindo:

·       Deus nos fez de forma maravilhosa e desejou que vivêssemos em plenitude
·   Deus nos dotou com livre arbítrio, o usamos de forma errada e tivemos que assumir as  consequências.
·       Deus intentou não acabar com a criação, mas recomeçar!
·       Por que recomeçar? Porque o pecado nos destrói!


Comentários