Ainda que muitos... eu jamais!




“E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. Mas, depois que eu houver ressuscitado, irei adiante de vós para a Galiléia. E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais.” Mc 14:27-29

O dicionário diz que arrogância é qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros.

Foi exatamente essa a postura de Pedro. “ainda que muitos... eu jamais”. Pedro desconsiderava todos os demais, colocando-se num pedestal, num nível superior e vendo-se acima de todos. Porém a Bíblia nos exorta a pensar diferente, veja: "digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém." Rm. 12.3

Como é sutil o processo da arrogância em nossos corações. Seja ao nos vestirmos, na maneira como falamos, na postura que assumimos, nos lugares que que escolhemos para ocupar, na necessidade de sermos visto, na busca de um elogio, e mais atualmente, na busca de curtidas nas redes sociais, enfim, sempre estamos andando na corda bamba da destinação da glória: pra Deus ou para nós.

E o pior é que ela vem sempre maquiada por uma postura nobre de serviço eficiente. Em Pedro, vinha maquiado em sua disposição de ser fiel a Jesus. Sabe quando falamos: “é pra Jesus”, mas nós é quem recebemos? Pois é... Fato é que Pedro escondeu em sua arrogância um coração ainda não tratado. Ele não só se escandalizou. Ele negou, abandonou, desistiu! Nossa arrogância abre portas para a apostasia da fé. Mas que bom que Ele não desisti dos “marrentinhos” que nos tornamos na caminhada!

Rasguemos nosso coração e não nossas vestes (pois até isso pode simplesmente ser mais um ato artístico de nossa arrogância) e nos humilhemos debaixo da potente mão do Senhor! Que esse final de semana seja extraordinário em sua vida!

Beijo no coração,
Pr. Giovani

Comentários