Olhe para Frente

At. 1.9-11

Um turbilhão de acontecimentos

Os discípulos de Jesus viveram dias bastante tumultuados e cheios de fortes emoções. Em um momento, eles estão comendo com Jesus, na última Ceia, recebendo palavras proféticas e felizes com tudo que estava acontecendo. Não sabiam eles que momentos depois, Jesus seria preso, e um processo doloroso e injusto instaurado.

Creio que ainda mantinham esperança de que dias melhores viriam e que Jesus seria solto e continuaria a caminhar com eles, porém não é isso que acontece, Jesus morre. Quantas incertezas, quanto desespero. Lemos sobre os discípulos no caminho de Emaús, lemos sobre Pedro voltando a pescar, ou seja, sobre os discípulos desistindo do projeto que haviam abraçado.

Mas a coisa vai mudar! No domingo, ao chegarem no sepulcro, as mulheres são surpreendidas pela notícia que Jesus havia ressuscitado! Quanta alegria, quanta festa. Agora ele aparece para eles e está até mais poderoso, pode passar por paredes...

Mas essa realidade não vai durar muito tempo. No texto que lemos, de At. 1, Jesus vai ser assunto aos céus. Novamente, os discípulos ficarão “sozinhos”. De novo a sensação de vazio, de medo e de incertezas.

Uma exortação angelical

A cena é interessante: os discípulos vão, atônitos, acompanhando o Senhor Jesus subindo, subindo, subindo... Diz-nos a Bíblia que eles não tiram os olhos do céu, até que dois anjos os exortam!

A fala dos anjos, diz respeito a uma atitude passiva de não reagir, de não seguir em frente, de não avançar. “Porque vocês vão ficar olhando para os céus, do jeito que ele subiu ele vai voltar”... agora, enquanto isso não acontece, é hora de agir, de prosseguir, de fazer acontecer.

Chuva e sol fazem parte da vida de todos

O que nós descobrimos aqui, é que bons e maus momentos chegam na vida de todas as pessoas. Ninguém vive só de vitórias e ninguém vive só de tragédias... A história de todos nós é cíclica, com variações de momentos.

Alguns ficam tão deslumbrados com coisas boas que acontecem em suas vidas que param, não querem sair dali, não avançam.

* Os discípulos no monte da transfiguração
* A Igreja após o pentecostes

Outros, após grandes perdas, decepções, dores, ficam aprisionados, pés atados, sem conseguir dar passos. Sufocados pelos traumas, pela dor, pela decepção...

* Neemias ao receber notícias sobre Jerusalém
* Quando o povo de Israel foi derrotado pelo insignificante exército de Ai.

O que os anjos disseram aos discípulos, em outras palavras é: tirem os olhos do céu, do fato, pois a vida segue e vocês tem o que fazer...

Mas como tirar os olhos seja do triunfo que deslumbra ou do fracasso que corroi? Alguns passos importantes para que você olhe para frente e siga rumo ao novo de Deus:

Não se acomode – O ser humano tem uma grande tendência de se acomodar. Seja em posições confortáveis ou desconfortáveis.

Seja sincero e assuma responsabilidades – Sem uma avaliação sincera e reconhecimento não saímos do lugar.

Trate suas emoções –  “Um em cada duas pessoas cedo ou tarde vai desenvolver um transtorno psiquiátrico, isso quer dizer mais de 3 bilhões pessoas.”

Seja corajoso/determinado – Sem coragem e determinação não rompemos situações.



Comentários