Restaurando a visão!




O dicionário define visão como sendo “Capacidade de compreensão, assimilação ou percepção visual de tudo que está presente no mundo exterior, concebidas a partir da utilização dos olhos e do cérebro; sentido da vista.” Ou ainda: “Ponto de vista; maneira de interpretar, perceber e representar situações cotidianas ou de qualquer natureza.”   

É fácil perceber a grande dificuldade que alguém que possui deficiência visual tem em seu cotidiano. Porém hoje, muito tem se produzido para que a vida deles seja facilitada. Mas no
âmbito espiritual, a situação é muito pior.

Impressiona-me alguns fatos bíblicos. Quando Sansão fora preso, a primeira coisa que seus inimigos fazem com ele é furar-lhe os olhos! Para mim fica muito evidente nesse texto o que o diabo quer fazer com a Igreja: tirar-lhe a visão. Para o diabo não faz diferença se você freqüenta ou não a Igreja, mas sim se você está ou não alinhado a visão de Deus. Com tristeza confesso que percebo muitas pessoas nas igrejas completamente “cegas”. Não sabem o que estão fazendo na Igreja, não sabem para que a Igreja existe, não sabem como viver uma vida cristã no sentido mais real da palavra, não sabem dar razão da sua fé!

Uma visão turva do chamado cristão produz uma igreja doente, fora dos padrões de Deus, infrutífera. Quando olho para a Igreja brasileira, percebo que nos perdemos bastante. Esquecemos nosso papel profético nos alinhando com o poder temporal e muitas vezes nos corrompendo. Esquecemos nosso papel missionário, nos tornamos uma igreja fechada demais. Perdemos o foco doutrinário, trazendo crendices, aberrações, heresias para dentro dos nossos cultos. Me atrevo a dizer que a Igreja Brasileira tornou-se antropocêntrica, tirando Cristo do seu lugar e colocando nossas necessidades, nosso bem estar, nossas vontades.

Precisamos restaurar nossa visão! Primeiramente individualmente falando, eu e você precisamos entender o que Deus tem para nós. Veja, você saberia responder o que você faz todos os domingos na Igreja? Não dê a resposta comum, do tipo: “venho cultuar”. Diga o que move teu coração. Muitos terão de dar o braço a torcer e dizer que vem porque querem ver seus problemas resolvidos, vem porque já tornou-se um costume freqüentar a igreja, vem porque precisam de uma religião... Nós fomos chamados para ser e fazer discípulos! Se a tua resposta não foi essa, algo precisa ser feito!

Mas a visão da Igreja como um todo, também precisa ser curada. A Igreja Metodista no Brasil tem falado incansavelmente sobre o discipulado. Não estou falando de modelos estou falando em vida cristã! A Igreja esqueceu que fazer discípulos é “a praia dela”. Ela existe para isso... A maioria dos crentes nunca trouxe ninguém à presença de Jesus. Anos e anos sem fazer aquilo que é essencial: ganhar almas. Fazemos milhares de coisas na igreja, menos o que realmente Jesus pediu: ir, pregar e fazer discípulos.

Os Bispos Metodistas nos dizem qual é a visão que como Igreja precisamos abraçar: “O discipulado é o modo de vida, o estilo que caracteriza a vida daqueles que estão comprometidos com o Reino de Deus, que fazem da Nova Justiça, ou seja, dos valores éticos e da justiça do Reino uma prioridade na sua vida e que se dedicam integralmente ao serviço cristão, ao evangelismo e ao testemunho, em cumprimento à vontade de Deus Pai”.

Em Apocalipse, Jesus escrevendo a Igreja de Laodiceia, (que muitos teólogos dizem que tipifica a Igreja do nosso tempo) diz que ela é cega e que deve comprar colírio para ungir os olhos a fim de que veja. Uma Igreja sem a visão de Deus para sua caminhada é uma igreja em perigo!

Que Deus estabeleça sua visão em nós e que nós estejamos alinhados a ela de tal forma que todas as nossas atitudes, decisões, posturas sejam como um grande e forte clamor: VENHA O TEU REINO!

Deus nos abençoe,
Giovani Zainotte