Eu tenho um chamado!


Uma das coisas mais linda que eu você recebemos do Senhor é um chamado específico. Que coisa tremenda é pensar que fomos comissionados por Deus para uma grande obra. Deus, sendo tão grande, tremendo, escolheu pessoas tão limitadas, pequenas, simples como eu e você.

Não sei se você já havia refletido nisto. Não sei se você tem claro o chamado de Deus para sua vida. Mas quero garantir que para cada um de nós há um chamado especial do Senhor. Uma área onde podemos servir com excelência. Algo que podemos contribuir para o avanço do Reino de Deus. Se este chamado ainda não lhe é claro, ore ao Senhor e Ele há de lhe revelar. As ferramentas para cumprir esse chamado estão nas mãos do Senhor e, conforme vamos nos disponibilizando Ele vai nos dando...

Mas o que quero realmente falar nesse tempo é que tenho visto muitas pessoas que já fluíram em seu chamado, já frutificaram, já estiveram na posição que Deus espera, mas estacionaram. Não atendem mais a esse chamado de Deus, não se colocam mais a disposição do Senhor.

Constantemente encontro com pessoas que cansaram. Lutaram muito, se dedicaram muito, mas não renovaram suas forças no Senhor, e o desgaste chegou. Outros ficaram frustrados porque criaram expectativas erradas, diferentes do que Deus queria fazer... Há ainda aqueles que passaram por lutas, ataques, batalhas e acabaram feridos demais para continuar. Encontro também com aqueles que permitiram que o pecado, falta de zelo, de comunhão com Deus rondasse suas vidas e o resultado foi um distanciamento do chamado que tinham.

A Bíblia nos fala de Abrão. No capítulo 12 de Gênesis encontramos seu chamado: “Sai da tua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome e você será uma benção...”

Tudo muito lindo, maravilhoso. Porém, as impossibilidades para que esse chamado se cumprisse eram enormes. As batalhas que surgiram foram violentas. Os erros de Abrão foram terríveis. Resultado: Abrão se distancia do chamado. No capítulo 15, o Senhor precisa se encontrar com Abrão de novo e curar o chamado. Na conversa com o Senhor, Abrão mostra como esta seu coração, no verso 2 ele reclama que fora chamado para gerar uma grande descendência, mas continua sem filhos... Abrão claramente está “chutando o balde” como muitas vezes eu e você queremos fazer.

Mas o que vemos nos versículos seguintes do capítulo 15, é o Senhor curando o chamado de Abrão. Através de alguns passos, o Senhor traz restauração a esse chamado. E como ele faz isso?

Primeiro ele refaz o chamado a Abrão: No verso 5 Ele leva Abrão para fora e o desafia a contar as estrelas, dizendo que assim seria sua descendência. Ou seja, assim como fez no capítulo 12, Deus estava novamente reafirmando o chamado Dele na vida de Abrão. Entre o capítulo 12 e o 15 existe um espaço de vários anos, com muitas histórias e erros. Tempo e acontecimentos suficientes para Abrão se esquecer da promessa. Isso acontece muitas vezes conosco, mas é bom saber que o Senhor não nos abandona, Ele vai ao nosso encontro e refaz o chamado, relembra o que disse, acende a chama novamente!

Em um segundo momento, Deus se reapresenta a Abrão: “Eu Sou o Senhor que te tirei de Ur dos Caldeus para dar a você esta terra como herança”. As crises da vida têm o poder de nos fazer esquecer quem Deus é. Não acredita? Quantas vezes você já questionou a Deus sobre coisas que Ele fez ou deixou de fazer em sua vida e depois viu Ele fez o melhor para você? A verdade é que quando questionamos nos esquecemos que Ele tem o melhor para nós, que Ele sabe o que é melhor, que Ele não perde o controle... Enfim, nos esquecemos de quem Deus é. Por isso Ele relembra Abrão quem Ele era, o que Ele havia feito. Para um pouco agora e com a ajuda do Espírito Santo, lembre-se de onde Deus o tirou, lembre-se de quantas maravilhas Deus já realizou em sua vida, de quantos livramentos, de quantas bênçãos recebidas... Essas lembranças serão essenciais para você seguir em frente cumprindo seu chamado!

Por último Deus faz uma aliança com Abrão usando um modelo comum naquela época, onde animais eram mortos e cortados ao meio e as duas partes que estavam selando a aliança passavam no meio dos animais cortados, dizendo que deveria acontecer a eles o que aconteceu aos animais caso não fossem fieis aos votos assumidos. Aliança é a forma de Deus lidar conosco. Através das alianças Deus compromete-se conosco, empenha a sua Palavra e nos garante o cumprimento de tudo que disse. Sei que hoje a palavra de um homem perdeu muito do seu valor. Ai de nós se não fizermos negócios com muitas vias de contratos assinadas... Mas com Deus é diferente! Se Ele fala Ele cumpre. Se Ele chamou Ele vai nos ajudar a cumprir o chamado. Se Ele prometeu Ele vai cumprir!

Em 2015 temos feito alusão ao poder e ao desejo de Cura que há em Deus em relação as nossas vidas. A cada mês temos abordado uma área onde Deus quer realizar essas curas. Nesse mês, quero profetizar que teu chamado será curado! Chega de prostração, de isolamento, de ostracismo. Chegou a hora do teu cajado florescer, chegou a hora de você fluir no propósito de Deus, chegou a hora de você atender ao chamado do Senhor!

Essa é a minha oração!
Giovani Zainotte