A Igreja e as três perguntas cruciais...


Quero refletir neste tempo sobre algumas questões centrais para todo ser humano, buscando responder perguntas que todos fazemos, mas pensando na Igreja. Pelo menos três questões povoam a mente de todos os seres humanos:

De onde viemos, para que existimos, para onde iremos?


Essas perguntas precisam ser respondidas também pela Igreja de Cristo. Creio que a falta de clareza quanto às respostas tem nos feito presenciar fatos bizarros em nome de Deus de coisas que estão sendo chamadas de igrejas e pessoas que estão sendo chamadas de servos/as de Deus.

De onde viemos?

Quero pensar essa pergunta no sentido de onde estávamos quando Jesus nos alcançou.  Cl 1. 13 nos diz: “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” De onde viemos como Igreja? Das tevas, de uma vida de pecados, longe de Deus, destituídos da glória de Deus. Éramos inimigos de Deus. Nós, que como seres humanos fomos criados para intimidade com Deus estávamos com relacionamento quebrado com o Senhor!

Cada vez mais vejo é importante lembrar disso a cada dia. Por vários motivos:

1.     Essa lembrança me faz temer voltar a esse estado. “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.”  2 Pedro 2:20-22

2.     Essa lembrança me guarda da soberba. É estranho ver pessoas se achando melhores do que outras, achando que são mais santas que outras, que tem mais unção que outras, que são mais cheias que outras. É estranho ver igrejas que se julgam melhores do que outras… Todos nós viemos do mesmo lugar e fomos alcançados pela mesma graça!

3.     Essa lembrança me faz mais humano. Tem haver com o que falamos acima, mas sob outro enfoque. Aqui, eu aprendo que não sou nada mais do que barro, deixo de lado a falsa idéia de um super homem, que pode tudo, super crente que vence tudo, enfim, aprendo que o melhor lugar para estar é escondido debaixo das asas do Altíssimo.

Para que existimos?

Uma das perguntas que as pessoas mais se fazem… E como essa pergunta é importante em relação à igreja. Creio que nunca a Igreja precisou ter tanta clareza do porque de sua existência. Quando vejo:

·         Pessoas indo a cultos domingo após domingo e permanecendo da mesma forma;

·         Pessoas que pertencem a uma igreja a anos e nunca foram instrumentos de Deus para o alcance de ninguém;

·         Pessoas presentes em todos os cultos, mas que não conhecem a Deus…

Quando vejo essas coisas chego a conclusão que não estamos entendendo bem o porque existir a Igreja de Jesus, qual seu propósito, para que ela existe…

John Stott define o ideal de igreja da seguinte forma: “a igreja é o povo escolhido e amado de Deus, seu tesouro particular, a comunidade da aliança com a qual Ele se comprometeu para sempre, sempre empenhada em adorar a Deus e sempre compadecida pelo mundo que a cerca, um refúgio de amor e paz e um povo peregrino cujo alvo é a cidade eterna.”

Então veja, a Igreja existe para ser:

Comunidade da Aliança – viver a Palavra, obedecer, alinhar-se aos propósitos de Deus.

Empenhada em adorar a Deus – Intimidade, relacionamento, vida com Deus.

Sempre compadecida pelo mundo que a cerca – Dimensão missionária da igreja.

Para onde iremos?

Outro ponto primordial que precisamos refletir nos dias atuais. O apóstolo Paulo nos disse que “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Co. 15.19

Creio que perdemos a dimensão futura de nossa fé. Penso que esquecemos que somos peregrinos nesta terra. Estamos vivendo, nos gastando para construírmos impérios que o tempo destruirá, esquecendo que do que Jesus disse em Mateus 6:19-21: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Pessoas hoje negociam sua salvação, abrindo mão de princíos, de sua honestidade, dos valores eternos para conseguir benefícios, bens, dinheiro, fama, sexo…

Concluo com a leitura da visão de João no capítulo 21 de Apocalipse, leia atentamente…

Que nós estejamos alinhados com os propósitos de Deus, sendo intrumentos do Senhor para a impnmatação do Seu Reino, que esse seja nosso objetivo, ver o Reino de Deus e sua justiça mudando a realidade de tudo e todos a nossa volta!

Venha o Teu Reino, seja feita a tua vontade…
Pr. Giovani Zainotte

Comentários