Uma vida relevante


Por algumas vezes vi pessoas conversando sobre o que gostariam que dissessem em seus velórios ou ainda o que gostariam que escrevessem em sua lápide. Essa conversa embora seja referente à morte, remonta à vida. Sim, o que vão dizer de nós depois de partirmos obviamente é construído enquanto estamos vivos. Costumo sempre dizer: a qualidade de nossa morte é definida pela qualidade de nossa vida!

Pouco se fala sobre uma personagem chamada Dorcas. Você seria capaz de dizer quem foi? Certamente ela não é uma das personagens bíblicas mais conhecidas. Porém, a vida dela nos impacta. Seu funeral é um belo exemplo de como nossa vida define nossa morte. Vejamos um pouco da vida dessa mulher.


Seguidora de Cristo
Dorcas é chamada por Lucas (o autor de Atos) de discípula, é a primeira e única vez no Novo Testamento que esse título é usado para descrever uma mulher. Hoje quando nos referimos a uma irmã, facilmente a chamamos de discípula, mas nos tempos de Jesus, em um contexto extremamente machista, onde mulheres e crianças nem contados eram, este título aponta para o reconhecimento que Dorcas tinha em meio a comunidade cristã como uma mulher de Deus.

Um discípulo é aquele que consegue captar os ensinamentos de seu mestre a ponto de ser confundido com ele. Quando um discípulo fala todos devem lembrar-se das palavras de seu mestre, quando um discípulo age todos devem lembrar-se das atitudes de seu mestre, quando um discípulo se posiciona todos devem lembrar-se das posturas de seu mestre.

Dorcas, em um tempo de pouco reconhecimento as mulheres, teve a graça de ser chamada discípula. Suas atitudes, sua vida apontaram para isto. Uma pergunta deve ser respondida por nós: Podemos também ser chamados de Discípulos/as? Nossa vida nos torna aptos a isto?

Notável pelas boas obras e esmolas que fazia
Cito um comentário bíblico para começar a descrever esta característica de Dorcas: “Ela vivia em Jope, uma bela cidade situada na costa mediterrânea, a 56 km de Jerusalém. Por ser uma cidade costeira, Jope viu vários pais e maridos se arriscarem em águas perigosas. Muitos homens nunca retornaram do mar, deixando para trás órfãos e viúvas desolados e carentes.”

Outra vez precisamos nos lembrar do contexto sócio-cultural do texto que estamos comentando. Órfãos e viúvas nesta época enfrentavam grandes problemas para se manterem. Morto o chefe da família, esposas e filhos não tinham de onde tirar sustento, dificilmente conseguiam sobreviver sem a ajuda de esmolas.

Vendo a necessidade dessas pessoas, Dorcas costurava túnicas, roupas para eles, e as ajudavam em suas necessidades. Dorcas foi sensível a uma necessidade própria de sua época. Morava em cidade com praias, onde muitas famílias sobreviviam da pesca, das atividades no mar, e por terem embarcações precárias muitos não voltavam e deixavam esposas e filhos desolados, e estes careciam de ajuda. Diante disso ela “arregaçou” as mangas e serviu com os talentos que possuía.

O que você tem feito com os talentos que Deus te deu? Você tem sido sensível as necessidades próprias da nossa época? Hoje temos desemprego em níveis altos, o problema dos jovens com as drogas é muito sério e muitos outros problemas sociais estão presentes. O que nós, como igreja, estamos fazendo? Será que nossa igreja não teria condições de ter cursos profissionalizantes, grupos de trabalho com usuários de drogas, ou outras ações parecidas? Será que não temos pessoas com talentos para estas coisas?

Adoeceu e morreu
Destaco este fato só para dizer que situações desafiadoras não são exclusivas daqueles que não conhecem a Deus. Mesmo sendo uma mulher fiel, notável, Dorcas enfrentou uma enfermidade terrível que ceifou sua vida.

“No mundo tereis aflições” foi uma frase dita por Jesus que nós muitas vezes tentamos esquecer! Alimentamos muitas vezes a falsa idéia de que se formos fiéis, orarmos bastante, estaremos livres de situações desafiadoras. Porém, não é isso que a Palavra de Deus nos mostra. Ao contrário, todos os grandes nomes da Bíblia enfrentaram lutas. A vida tem momentos mais conturbados. O importante é estarmos arraigados em Cristo.


Chorando, mostravam túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com eles.
O poder de um testemunho! Quando gastamos nossa vida servindo a Deus e as pessoas, assim com a vela que se consome totalmente na tarefa de iluminar, nosso testemunho não tem fim, ele avança, continua abençoando vidas e glorificando o nome do Senhor até na sua ausência.

Pessoas podem ser edificadas com histórias a seu respeito sem mesmo você saber que elas estão sendo contadas em algum lugar. Dorcas estava morta, mas seus feitos continuavam a falar e anunciar o amor de Deus!

Chamando os santos especialmente as viúvas, apresentou-a viva.
Duas coisas a destacarmos aqui:

·         Na vida de servos/as de Deus milagres realmente acontecem!
Servos/as do Senhor são alvos do poder de Deus! Em algum momento uma cura pode acontecer, em algum momento a porta se abre, em algum momento uma intervenção poderosa de Deus acontece em virtude de um modelo de vida que você adotou e que gera sementes de milagres!

·         Uma pergunta: a vida que você leva hoje é relevante a ponto de você ter uma nova oportunidade?
A volta à vida de Dorcas trouxe muita alegria e conversões. Como não ficaram as viúvas vendo a amada Dorcas viva novamente! Se você morresse hoje, sua igreja sentiria falta do servo frutífero e abençoador que partiu? Sua família sentiria falta do pai, mãe, ou filho que inspirava e fazia momentos familiares serem sempre especiais? Seus colegas de trabalho sentiriam falta do companheiro, do amigo que trazia sempre uma leveza ao ambiente de trabalho? Enfim, sua vida tem sido relevante a ponto das pessoas sentirem falta de você?

É triste vermos crentes que estão conduzindo suas vidas sem nunca terem conduzido ninguém a doce presença de Jesus. É triste vermos crentes que adotaram um estilo de vida infrutífero, sem graça, sem poder. É triste vermos pessoas que não estão, com suas atitudes, recompensando o sacrifício do Cordeiro de Deus.

Que a vida de Dorcas nos inspire...

Em Cristo,
Pr. Giovani Zainotte

Comentários

  1. Oi Pr. tudo bem? A paz do Senhor. Também sou metodista e seminarista no Carisma, aqui em bh. Estou fazendo parte doo seu blog, se possível gostaria que seguisse o meu tbm...abraços, Deus abençoe sua família.
    http://patriciasssouza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Pastor!

    Mateus 4:12-25

    O versículo 16 cita o profeta Isaías (capítulo 9, versículos 1 e 2), porém com uma pequena variação. Nos tempos do profeta, o povo "andava" em trevas. Agora se lê que "está assentado", ou seja, jaz firmemente numa condição distante da luz de Deus, tendo perdido todo o ânimo e toda a esperança. Porém, este é o momento ideal para que Deus intervenha. Aquele que é a Luz aparece trazendo libertação. À Sua chamada, atraídos por Seu amor, alguns discípulos unem-se a Ele e O seguem - dois aqui, dois ali: Simão e André; Tiago e João. Foi o momento decisivo na vida destes homens, um momento que mudaria toda a vida deles e do qual jamais esqueceriam (cap. 19:27). Sim, imediatamente, no mesmo instante, deixam seu pai, seu barco e as redes. Deixam tudo para seguir a um Mestre como nunca houve, e para executar uma nova tarefa: a de serem pescadores de homens. No momento devido, o Senhor fará deles evangelistas e apóstolos.

    Nem todos os cristãos são chamados a abandonar seu trabalho ou renunciar os laços familiares, mas todos ouviram algum dia, em seu coração, uma voz que dizia: "Segue-me". Você atendeu ao chamado?

    Os versículos 23 e 24 resumem de modo admirável toda a atitude do amor do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Pastor Giovanni suas reflexões sempre muito atuais e com uma análise teológica das mais apuradas...

    Um grande abraço.
    Rogério Silveira

    ResponderExcluir
  4. Olá querido e estimado Pastor Giovanni, paz!!! Meu desejo é que a iluminação graciosa do Espírito de Deus permaneça sempre fluindo no seu interior fazendo-se presente em suas mensagens.

    Forte abraço
    Valter Lobato

    ResponderExcluir

Postar um comentário