Série Conhecendo o Pai Nosso - Venha o teu Reino (4)


O tema do Reino de Deus faz parte da teologia de Jesus e da Igreja Cristã. Era um tema discutido e esperado pelo povo judeu contemporâneo a Jesus. Só que cada grupo tinha uma visão diferente da chegada do Reino e de que grupo seria alcançado por ele. Os fariseus, por exemplo, acreditavam que o caminho do Reino seria o do conhecimento da Lei. Os monges de Qumrã – uma comunidade que vivia no deserto – se preparavam para a guerra santa levando uma vida afastada do mundo. Os discípulos de João Batista acreditavam no arrependimento e no batismo.
.
Embora concepções diferentes, os seguidores de Jesus entenderam e entendem até os nossos dias que há três perspectivas em relação a realidade do Reino de Deus. Uma delas é que o Reino de Deus já veio. Disse Jesus: “Se porém eu expulso demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o Reino de Deus sobre vós” (Lc. 11.20)
.
Outra é a perspectiva presente: o Reino que veio permanece; os corações e as vidas dos fiéis constituem essa doce realidade. Finalmente , há uma perspectiva futura: o Reino vira e Deus será tudo em todos (I Co. 15. 24-28). Alguns teólogos falam do Reino de Deus usando as expressões “já” e “ainda não”. O já para referir-se exatamente a instauração do Reino com a chegada de Jesus e o ainda não, na espera da segunda vinda de Cristo e a plenitude de todas as coisas.
.
Os discípulos de Jesus esperavam também o Reino de Deus. Apenas essa “espera” era marcada por uma atitude diferente diante da vida. O compromisso com o Reino passa por uma postura diferente diante da realidade.
.
Por isso as próximas expressões da oração serão examinadas à luz da realidade do Reino de Deus, tal expressão “Venha o Teu Reino” será a linha mestra.
.
Continue acompanhando essa série de estudos e mande suas contribuições.

Deus te abençoe,
Rev. Giovani Zainotte

Leia os demais estudos da série clicando:






Comentários