Profetas Balaônicos


Escrito por Terry Somerville

Tradução autorizada de João A. de Souza Filho


“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1 Jo 4.1).


Parei de ler os boletins proféticos e de acessar páginas de profetas na Internet faz alguns anos. Descobri que muitos deles são de “mau gosto” e eu nem percebia por que. A cada semana recebo dois deles em minha caixa postal. Tenho observado as tendências que estes profetas estão seguindo, e duas delas são preocupantes. Não nos apercebemos dos perigos, porque somos cosidos como sapos, vagarosamente na água fria, depois morna, e depois quente, até morrermos.As Escrituras advertem-nos sobre dois perigos que rondam os profetas. O primeiro é sobre o “espírito do anticristo” e o outro é o “espírito de Balaão”.Agora, não estou afirmando que Deus não esteja operando de maneira poderosa no movimento profético, pois temos observado uma transição da antiga ênfase da igreja para a ênfase do Reino, e o Senhor está usando muitos de seus profetas para trazer a presença do Reino. Eu mesmo me tornei parte deste movimento, e, isto significa que nos tornamos mais vulneráveis na medida em que entramos num novo tempo.O espírito do anticristo chegou. ”E todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo” (1 Jo 4.3).


A palavra “anticristo” não quer dizer “contra” Cristo como soa em inglês. A palavra grega, na realidade, significa “alguém no lugar de” Cristo. João adverte a igreja que o espírito do anticristo não é um profeta que fala contra Jesus, mas que a atenção das pessoas é desviada de Jesus, o foco, para outro foco. Tal espírito vem sobre um homem, uma doutrina como uma unção.Quando algo sutilmente substitui Jesus como o centro é o espírito do anticristo que está operando. Hoje no movimento profético a atenção não é mais em Jesus, mas noutros alvos. O foco em sinais e manifestações está cada vez maior e os sinais parecem estranhos. O aparecimento de anjos (que é bíblico) deu lugar ao pó de ouro e muita riqueza... A maioria das palavras proféticas enfatiza os sinais e a glória futura. Não estou afirmando que não existem sinais de Deus no movimento profético, mas pode-se ler centenas de profecias destes profetas sem que nenhuma delas se refira a Jesus Cristo.Também o fruto destes sinais e maravilhas parecem apontar para eles mesmos, para suas personalidades e suas reuniões. Precisamos nos preocupar porque o espírito do anticristo está sutilmente operando, mudando a temperatura e substituindo a Cristo.Lembre-se, João não está afirmando que o espírito de profecia falará contra Jesus; Jesus é apenas substituído por outro foco. Um novo amor se desenvolve no coração. O perigo é que o espírito do anticristo misturou-se ao movimento profético. Está na hora de Jesus voltar a ser novamente o foco de atenção.


Segundo. O espírito de Balaão chegou.
“Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá” (Jd 11).

Em Números 22 Balaão parece ser um profeta genuíno que traz uma palavra do Senhor para a nação de Israel. Este profeta, no entanto deixou-se levar pelas ofertas de riqueza do Balaque (veja Nm 31.16). O “espírito de Balaão”, como costumo afirmar está operando quando o amor pelo dinheiro domina a vida do profeta. Assim, da mesma forma que o “espírito do anticristo”, o de Balaão é também muito sutil. O profeta poderia resistir o espírito de ganância, mas quando as despesas ou os ganhos financeiros são possíveis, o espírito de Balaão começa a operar. Quando o sucesso e o reconhecimento chegam, o desejo pelo dinheiro pode se constituir num grave problema. Hoje existem vários indicativos de que o “espírito de Balaão” faz parte da casa dos profetas. Conversas psíquicas on line. Acabei de acessar um dos mais populares sites da Internet e achei estranho que a venda de produtos proféticos esteja em alta. De fato, o comércio tomou conta dos sites proféticos com produtos os mais diversos. A maioria dos links são para que você compre livros recomendados pelos tais profetas. Finalmente consegui acessar uma parte que oferecia ensinamento e palavras proféticas. Li apenas algumas palavras quando surgiu a frase, “clique aqui para comprar o artigo”. Era preciso pagar três dólares para baixar uma palavra profética. Que Deus tenha misericórdia de nós! Os profetas se renderam e se venderam à cobiça? O que aconteceu com a frase de Jesus “de graça recebestes, de graça daí”? Os cambistas ocuparam o templo.

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pe 5.8).

Conclusão:
Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá (Mq 3.11).

Profetas! Acordem! A palavra de Deus exorta em muitos textos sobre os profetas corruptos. Satanás quer impedir esta geração de entrar no Reino, e substituirá o foco de Jesus para qualquer outra coisa que funcione. O Senhor nos deu ferramentas para permanecermos na trilha certa e devemos usá-las, especialmente no movimento profético. Precisamos de mais sabedoria, porque o Reino de Deus é chegado!


Extraído do site adoradores.net