Betesda, retrato da igreja? João 5


O texto em questão, ajuda-nos a refletir sobre como deve e como tem sido a realidade da Igreja. Ao analisarmos alguns pontos, poderemos confrontar nossa realidade em quanto parte do que desejamos poder chamar de Corpo de Cristo.

Há pelo menos quatro características presentes no texto que devem ser copiadas pela igreja:

1) Betesda é um termo hebraico que quer dizer "Casa de Graça" ou "Casa de Misericórdia". Veja que característica maravilhosa! A igreja deve ser um lugar onde as pessoas se encontrem com a Graça e com a Misericórdia de Deus. Em um mundo onde o amor de muitos tem se esfriado, Graça e Misericórdia são as grandes demonstrações de amor que podemos oferecer ao mundo. Será que ao olharmos para nossas igrejas, ou mesmo para nós individualmente, podemos dizer que somos "Casa de Graça" ou "Casa de Misericórdia" ?

2) Aquele lugar estava cheio de pessoas que nutriam dentro de si esperança em encontrarem cura para suas enfermidades. Em tempos de tanta desesperança, a igreja precisa ser um lugar que nutra tal sentimento

3) Como já vimos, aquele lugar era cheio de esperança, porque ali aconteciam curas. A igreja deve ser um luhar de cura, às vezes curas físicas, mas estas, os hospitais, a medicina também oferece. Mas acima de tudo, cura da alma, do coração, das emoções, que só Deus pode operar.

4) Ali havia cura, porque havia manifestação do poder de Deus. A igreja deve ser um lugar onde o poder de Deus se manifesta.

Porém, havia outras características naquele lugar, que nem de longe lembram a Igreja onde Jesus é o Senhor. Senão vejamos:

1) Naquele lugar havia disputa e desprezo. O coxo diz que sempre que ele tantava entrar na água, alguém ia primeiro. Veja a disputa, tão presente no mundo distante de Deus, onde as pessoas brigam por posições, por serem as melhores, não importando o preço a ser pago por isso, nem o quanto isso ferirá outras pessoas. Logo após, o coxo diz que não há ninguém que o jogue no tanque. Na igreja, muitas vezes as pessoas estão tão preocupadas com seus interesses próprios, que não atentam para as necessidades do outro, deixando muitos em situação de desprezo.


2) Acomodação. A pergunta de Jesus ao coxo parece um tanto quanto óbvia, mas podia denotar acomodação. Primeiro porque o paralítico (ali há 38 anos) podia estar tão acostumado ao seu estado que não sentisse mais o desejo de recuperar a sua saúde. Segundo, porque um mendigo daqueles dias podia perder uma fonte de renda às vezes lucrativa e fácil, já que os judeus criam que dar esmolas purificava pecados, tornava-os mais santos.


3) Religiosidade. O homem curado é questionado por ter sido curado no sábado. Um milagre ou qualquer ato no sábado constituía uma infração gravíssima da lei, mesmo que o que estivesse em jogo fosse o bem estar de alguém. O valor maior que temos que ter é a vida, quando este valor é desprezado por culpa de regras criadas por homens, isto é religiosidade, ou seja, distanciamento de uma fé viva e eficaz em detrimento de regras que impedem inclusive o agir de Deus.


Fica então a pergunta reflexiva: De todas as características vistas, quais estão presentes em nossas vidas?

Deus nos abençoe.

Rev. Giovani Zainotte

Comentários