Olhe para JESUS!!!


Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem. Hb. 12. 1-3


O chamado cristão é o chamado da luz, ou para sermos luz. Veja que o escritor aos hebreus deixa claro que “nós” e esse “nós” obviamente refere-se à igreja, estamos cercados de testemunhas. Por isso, quem abraça a fé, precisa saber que será centro das atenções e sua vida terá que expressar a luz de Cristo.

Por causa disso, o escritor fala que precisamos nos “livrar” de algumas coisas. Primeiro ele fala de nos livrarmos de tudo o que nos atrapalha. Veja, não é só o pecado que atrapalha o servo do Senhor na caminhada. Existe uma infinidade de outras coisas que podem dificultar nossa trajetória. Eu penso em alguns exemplos e você se esforça por achar outros: Nosso temperamento, nossa personalidade. Muitos de nós possuímos personalidades difíceis, temos dificuldades para perdoar, possuímos um “pavio” curto demais, somos independentes demais... dessa forma precisamos que nosso temperamento, nossa personalidade sejam moldados pelo Senhor, senão teremos problemas. Penso também nas experiências do passado: muitos viveram experiências terríveis que deixaram marcas enormes em nossa alma. Tais marcas por vezes nos levam a uma vida triste, cheia de rancor, bloqueada para novos relacionamentos... enfim, existem uma série de coisas que poderíamos citar e que deveriam ser abandonadas por dificultar nossa função de sermos luz.

A outra coisa que autor cita é o pecado. Vemos que o pecado é algo que “enrola” a vida do ser humano, traz embaraço, rouba a presença de Deus, rouba a unção, rouba a alegria da salvação, seca a alma, traz a morte (tanto física quanto espiritual). Por isso quem ama a Jesus precisa deixar o embaraço do pecado.

Outro ponto a ser destacado neste texto é o fato de precisarmos ter em nossas vidas perseverança. Não há vida cristã sem perseverança. Pessoas desistem a todo instante da vida cristã., por causa das lutas, de aborrecimentos, de frustrações e muitos outras coisas abandonam ao Senhor. Mas a Palavra do Senhor deixa claro que o Senhor não tem prazer na vida daqueles que retrocedem, que voltam atrás.

Há ainda outro precioso ensino, quando o autor diz sobre olharmos firmemente para Jesus. Ele está falando de foco. Meu irmão, qual é o seu foco? O que você está buscando? Existem pessoas olhando para cargos, querem uma posição de destaque, por isso, quando o tal “destaque” não vem, abandonam ao Senhor. Outros estão olhando para as bênçãos que Deus pode dar, por isso, quando não recebem aquilo que querem desistem da caminhada. Há também quem esteja olhando para um lugar “perfeito”, com pessoas “perfeitas”, e quando descobrem que a igreja está cheia de pessoas imperfeitas (incluindo elas mesmas), ficam frustradas e abandonam a fé.

Mas quando os nossos olhos estão em Jesus, haja o que houver continuaremos firmes, entenderemos que o melhor lugar é a Sua doce presença. Entenderemos que o preço que Jesus pagou na Cruz do Calvário é alto demais para brincarmos de sermos crentes. OLHE PARA JESUS!

Deus te abençoe,


Rev. Giovani Zainotte