Líderes afetados pelo amor! IJo. 4.8



Quando a Bíblia destaca alguma característica do caráter de Deus entendo que ela tem três objetivos muito específicos: revelar-nos quem Ele é; revelar-nos o que podemos esperar Dele; e nos revelar o que Ele espera de nós.

O último aspecto é o que quero destacar nesse momento. Quando a Bíblia nos fala que Deus é alguma coisa, há uma expectativa no Pai que nós, como filhos, também sejamos! Então ao dizer que Deus é bom, devemos perceber que nós temos que ser bons também. Que Deus é amor, que nós devemos ser amor, ou simplesmente amar! Em outras palavras, o desejo de Deus é que as características de seu caráter sejam plasmadas em nós.


Quando falamos em liderar, falamos em relacionamento. Quem lidera, lidera alguma coisa ou alguém. E isso implica a grande arte de relacionar-se com o semelhante. Poderíamos ficar horas destacando os desafios do relacionamento, mas minha intenção nesse momento é pensar como líderes afetados pelo amor se relacionam.

Líderes afetados pelo amor pensam diferente.

Seus planejamentos são sempre na intenção de cuidar, vão sempre na direção do outro. São pensamentos que descartam o ódio, descartam maquinações vingativas, maléficas.

São mentes cativas a Cristo!  Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo”. 2 Co. 10:5

São mentes inundadas por um amor que molda pensamentos. “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. Fp. 4:8

Líderes afetados pelo amor agem diferente

O que motiva tuas atitudes? Infelizmente, hoje a grande maioria tem sido motivada por interesses pessoais, pela tônica mundana de levar vantagem em tudo, pelo individualismo tão próprio de nossa sociedade. Líderes afetados pelo amor não podem aceitar isso! Quando Jesus vem proferindo o sermão do Monte ele fala coisas que para o povo eram absurdas -  se te baterem em uma face dê a outra – era incompreensível para um povo que havia aprendido “olho por olho, dente por dente”. Precisamos ser motivados pelo amor! Nossas atitudes precisam resistir às marcas do presente século e nos diferenciar como um povo amoroso!

Líderes afetados pelo amor reagem diferente

Precisamos ter o entendimento que mais importante do que avaliar como agimos é avaliar como reagimos. Como reagimos quando falam de nós? Como reagimos quando nos expõem? Como você reage quando está debaixo de algum tipo de pressão?


Pedro nos dá um exemplo negativo a esse respeito. Em Jo. 18 a Bíblia nos fala de um momento de grande tensão: Jesus está sendo preso! Diante de tal pressão, Pedro lança mão de uma espada que guardava debaixo de suas vestes e corta a orelha do soldado chamado Malco. Durante três anos ele ouviu Jesus falando sobre amor e mandando dar a outra face. Ele nunca mostrou a faca escondida em momentos de descontração, ou enquanto Jesus ensinava algo, mas na hora da pressão, reagindo a algo, ele faz coisas muito diferentes do que vinha ouvindo. Nossas reações demonstram muito mais quem somos e como anda o desenvolvimento do nosso caráter do que nossas ações, pois as ações são, na maioria das vezes, pensadas e repensadas, mas as reações vêm de forma espontânea!

O pior de tudo: às vezes nossas reações reproduzem aquilo que tanto nos feriu e que tanto criticamos. Eu explico: Às vezes somos agressivos porque fomos agredidos, desprezamos porque fomos desprezados, expomos porque fomos expostos. Assim, alimentamos um círculo vicioso de reações devastadoras e vamos ferindo e sendo feridos sem parar! Jesus disse: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". Mt. 7:12. O contrário também é válido... Que o amor esteja em nós, para que nossas reações quebrem cadeias que hoje aprisionam tantas pessoas inclusive dentro das igrejas!

Líderes afetados pelo amor pedem perdão

Quando falamos em liderança fatalmente fazemos a distinção entre líder e chefe. Não vamos nos aprofundar, mas basicamente diríamos que chefe é aquele que, porque tem uma função, um cargo, acha que pode mandar e desmandar e enxerga a todos como serviçais que só existem para fazer o que ele quer. Líderes nem sempre tem cargos, mas eles exercem influência sobre pessoas de forma natural. Não é algo forçado ou imposto, mas suave.

Uma das coisas mais tristes nos chefes, é que como se veem acima dos demais, eles acham absurdo reconhecer suas falhas e pedir perdão. Veja, precisamos observar os pontos analisados nos itens acima, eles definirão a qualidade de nosso relacionamento com as pessoas que estão a nossa volta. Mas ainda assim, é possível que cometamos erros, firamos alguém, criemos alguma situação delicada. Nessa hora não há outra coisa a fazer a não ser reconhecer, pedir perdão e evitar relacionamentos quebrados, pois “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá”. Lc. 11:17

Que eu e você sejamos líderes afetados pelo amor!

Deus te abençoe e te faça frutificar com excelência...

Pr. Giovani Zainotte


Comentários