Um novo tempo Is. 6

O capítulo 6 de Isaías é bastante conhecido. Muitos o tratam como o “chamado de Isaías”. Isso se dá por conta do verso 8, onde o Senhor pergunta a quem enviaria e Isaías responde: eis-me aqui! Porém, alguns historiadores dizem que Isaías iniciou seu ministério 10 anos antes da morte do Rei Uzias, ou seja, no momento dessa visão ele já exercia um ministério.

Mas, certamente podemos dizer que a vida de Isaías é divida entre antes e depois dos acontecimentos narrados no capítulo 6. Um tempo novo iniciou-se na vida do profeta. Eu creio que muitos de nós precisemos iniciar um tempo novo em nossas vidas!

Eu creio que se fizermos uma avaliação sincera, chegaremos à conclusão de que existem muitas áreas de nossas vidas que queremos ver novidades, que precisamos ver novidades. Talvez um novo tempo no casamento, na relação com filhos, na vida profissional, na vida cristã. Assim como Isaías passou a viver um novo tempo a partir daquele dia, muitos de nós estamos precisando de um novo tempo!

Mas, o que foi necessário para Isaías viver esse novo tempo? Creio que as respostas nos ajudarão a iniciar essa experiência em nossas vidas. Vamos juntos...

Um novo tempo exige total dependência de Deus

Senhor para onde nós iremos, só tu tens a palavras de vida eterna. Ao ouvir a Jesus dizendo se eles (discípulos) não queriam fazer o mesmo que a multidão, que abandonara Jesus por achar duro demais seu discurso, Pedro fala a frase acima. Creio que numa fração de segundos, Pedro avaliou como seria viver sem aquilo que ele estava experimentando a cada segundo desde que passou a seguir Jesus. E agora? Ele deve ter pensado: como viver sem Jesus?

Pense um pouco: o que você precisa para viver?

O relato começa apontando um período histórico muito bem definido. Isaías é chamado no ano da morte do Rei Uzias. Isso se dá por volta do ano 740 a.C. Este é um detalhe interessante não só para nos ajudar na localização histórica do fato, mas também como uma mensagem de esperança.

Durante o reinado de Uzias (também chamado de Azarias), o povo de Israel experimentou um tempo de tranqüilidade. Seu reinado foi longo e próspero. Vejamos o texto 2Rs. 26. 3-15.

Embora o texto também fale sobre problemas enfrentados por Uzias, como por exemplo, a soberba que encheu seu coração, o reinado de Uzias que agora chegava ao fim, deixaria saudades e muitas preocupações. Será que sem a força de Uzias, o povo não seria assolado? Será que o tempo de prosperidade iria chegar ao fim? Será que a tranqüilidade acabaria? Enfim, era um tempo de dúvidas e muita angustia.

Para Isaías era ainda pior, pois alguns dizem que Isaías e Uzias eram parentes próximos, talvez primos.

Existem pessoas que dependem demais de um emprego, de pessoas influentes, de salários altos. Mas essas coisas passam, tudo passa. Quando Uzias morre, Isaías precisa firmar sua confiança em Deus e na sua provisão!

Um novo tempo exige uma sincera leitura de nossa vida

A grande verdade é que somos muito bons em arrumarmos desculpas para nós mesmos. Somos bons em arrumar bodes expiatórios, em colocar a culpa nos outros. A síndrome de Adão – a mulher que tu me destes – parece nos acompanhar.

Assim, tiramos os olhos das escolhas erradas que fomos fazendo e que nos levaram a viver o que estamos vivendo agora. Mascaramos nossa preguiça, acomodação com argumentos do tipo: eu não tive as mesmas oportunidades. Menosprezamos o trabalho dos outros chamando seu esforço e dedicação de sorte.

Enfim, temos dificuldade de reconhecer: o problema sou eu! Minhas escolhas, minha desobediência, minha rebeldia, minha falta de discernimento, meu falta de empenho, de vigilância, minha falta de temor, minha imaturidade...

Ao ver a glória de Deus, Isaías parece estar nu no meio da rua. Não há nada para tapar, nenhum lugar para se esconder. A única coisa a fazer é reconhecer: eu sou um homem de lábios impuros! Profeta, atalaia... mas de lábios impuros. Profiro sentenças e algumas delas muito duras, como nos capítulos anteriores ao 6, mas tenho lábios impuros...

Enquanto mascararmos nossos problemas, nossas mazelas estaremos doentes! “Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Salmos 32:3-5

Um novo tempo exige mudança

O anjo toca Isaías e o que vemos é o nascimento de um novo homem. Não há vida cristã sem mudança. Frequentar igrejas, fazer campanhas, receber orações de quem quer que seja não nos habilitará a sermos verdadeiros seguidores de Jesus.

Essa é a verdade revelada por Jesus a Nicodemos no cap. 3 de João. Um fariseu, membro do Sinédrio, o supremo tribunal dos judeus está convencido sobre a verdade do ministério de Jesus e ouve algo difícil de compreender: importa-vos nascer de novo!

Nicodemos era alguém que conhecia as Leis, as Escrituras, mas ainda assim, Jesus o estava chamando para uma grande mudança. Não era necessário voltar ao ventre materno, mas mudar a mente, a forma de se portar, de ver a vida, de resolver problemas, de se posicionar diante dos mais variados momentos e assuntos. Os valores do Reino deveriam nortear sua vida agora. Assim como aconteceu como Zaqueu que não só resolve não roubar mais, mas também restituir aqueles a quem ele havia roubado.

Pense comigo: o que mudou em sua vida desde que você entregou sua vida a Jesus? E o que ainda precisa mudar?

Um novo tempo exige entrega

Diante daquela visão e de todos aqueles acontecimentos, Isaías não tem escolha: Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim!

Penso que Cristianismo é sinônimo de entrega. Primeiramente do Pai que entrega seu filho por amor de cada um de nós. Filho esse que não dá um passo sem perder de vista seu chamado: entregar-se por amor! Mas também, de nossa parte há a necessidade de entrega.

Segundo Jesus, minha vida encontra sentido (é achada) quando a perco (entrego) Mt. 10.39. O jovem rico sai triste de seu encontro com Jesus por não conseguir entregar o que para ele era mais valioso...

Quantas vezes já ouvi alguém dizendo que gostaria muito de “ir pra igreja”, mas... ainda fumo, bebo ou outras coisas parecidas. Diante do amor de Deus por nós, não há outra escolha a ser feita a não ser entregar tudo e segui-lo com alegria!

Conclusão

Claro que todas essas coisas foram desencadeadas por um encontro de Isaías com o Senhor. Não foi a primeira vez que Isaías fora ao templo, mas talvez a primeira vez que Ele percebeu que mais alguém estava lá... O Senhor tem estado muito perto de nós, e por muitas vezes não temos percebido.

Precisamos “ver” o Senhor. Esse encontro vai mudar o rumo de nossa vida. Vai nos trazer um novo tempo!

Deus te abençoe,
Pr. Giovani Zainotte

Comentários