Deus EMANUEL Sl. 115


O texto do salmo 115 faz uma comparação do Deus de Israel com os outros deuses dos povos. A comparação mostra a realidade de deuses que nada podem fazer, que são limitados, mas que nem por isso deixam de ter seguidores. Mais do que isso, o texto fala que aqueles que seguem esses deuses, tornam-se semelhantes a eles, ou seja, inoperantes.


Agora eu destaco três características citadas no texto e pensando em nosso Deus:

Primeiro, temos um Deus que tem olhos e vê
Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.
Provérbios 15:3

Assim, dois aspectos importantes em saber que sirvo a um Deus que vê:

·     Primeiro saber que em um tempo onde eu sou um número, apenas mais um no meio da multidão. Em um tempo onde as vezes eu não sou percebido talvez por não ter uma conta bancária gorda, por não me vestir com roupas caras, ou não ter um carro do ano, existe um Deus que me vê, que olha pra mim, que me observa. Onde eu estiver, na situação que estiver, da forma em que eu me encontrar, os olhos de Deus estarão sobre mim!

·      O ver aponta para um Deus que sabe, que conhece. Se eu subo a uma torre, a um ponto mais alto eu consigo ter uma visão mais ampla, e assim ver melhores caminhos, ver perigos, eliminar riscos, etc. Temos um Deus que vê com clareza, com nitidez, um Deus que de cima, que enxerga longe... Assim Ele vê aquilo que eu não vejo, tendo condições de me alertar sobre perigos, de me orientar sobre melhores caminhos, enfim, de me conduzir de forma segura. E isso é um convite à confiança.

Segundo, temos um Deus que nos ouve
“E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança”.
Êxodo 6:5

Uma das maiores carências da atual sociedade é ser ouvido. Foi-se o tempo onde os  “dedos prosa” eram longos e as pessoas acabavam desabafando. Hoje não temos tempo nem paciência para ouvir pessoas. Vivemos a completar as frases das pessoas, ou a interpretar histórias que ainda estão na introdução na frenética tentativa de acelerar conversas. Pessoas pagam grandes quantias de dinheiro a profissionais que as ouçam!

Ser ouvido é ser valorizado. É ter a certeza que alguém nos acha importante o suficiente para ouvir o que temos a dizer.

Nós temos um Deus que nos ouve, que ouviu o clamor do povo cativo no Egito. Ele nos ouve mesmo que não mereçamos, mesmo que já saiba o que vamos dizer, mesmo que estejamos falando coisas sem sentido... Ele nos ouve! E esse ouvir aponta não só para uma capacidade física do sistema auditivo, mas a para a capacidade de compadecer-se, de colocar-se no nosso lugar, de assumir a nossa dor, é um Deus empático ou seja, um Deus que tem capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa como se estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou ainda melhor um Deus que na cruz, assume nosso lugar nos garantindo vitória!

Terceiro, um Deus que tem mãos...
Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar
Isaías 59:1

O Salmo 115 mostra que nada adianta ter mãos e não apalpar. As mãos apontam para ação, para força. Quando dizemos que alguém agiu com mão forte, estamos dizendo que ouve uma atitude marcante, pontual.

Assim, quando destacamos um Deus que tem mãos estendidas, estamos falando de um Deus que tem poder para fazer algo. Um Deus que pode mudar situações, que pode repreender o mal, que pode operar em minha vida!

Muitas são as situações que nos cercam todos os dias que nos levam a ficar preocupados, desanimados, frustrados. Por vezes a vontade é desistir de muitas coisas, esconder-se, fugir... nessas horas, saber que servimos um Deus todo poderoso, de mão forte, que não conhece impossíveis faz toda diferença!

Conclusão:
Para resumir tudo o que lhe falar, o Deus que servimos é bem definido em Mt. 1.23: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco”. Como é bom servir a um Deus que me vê, me escuta e diante das minhas necessidades estende sua mão poderosa!

Que o Senhor nos abençoe e encha nosso coração com sua doce presença!
Pr. Giovani Zainotte

Comentários