Dependência ou morte!

Em setembro comemoramos a independência do Brasil. Alegramos-nos, pois, ao menos teoricamente,  passamos a ter autonomia, “andar sozinhos”. O Brasil pára relembrando esta conquista.

Independência é algo que o ser humano sempre busca, jovens querem trabalhar, ter seu próprio dinheiro, não querem depender de seus pais, mulheres também não querem de seus esposos, funcionários querem se tornar patrões enfim, há uma busca por independência.

Vinde após mim...

Imagino todo o processo vivido por Pedro. Quando Jesus lhe fez o convite para seguí-lo, Pedro era apenas um pescador, pouco instruído e com um temperamento terrível. Mas ele aceitou o convite juntamente com André! Penso o que passou em sua mente mediante as palavras de Jesus. Pescar peixes era fácil, Pedro certamente dominava as técnicas exigidas, sabia como lançar a rede, sabia o local e a hora mais propícia para pegar muitos peixes. Mas pescar homens? É certo que Pedro não sabia como fazer isso. Talvez ele pudesse argumentar: “Peixes caem fácil na rede, fisgam as iscas, homens mentem, deixam para depois, tem corações duros, dão muitas desculpas, cobram demais, são muito interesseiros, querem sempre levar vantagem...”