Alegrai-vos sempre no Senhor - Fp. 4.4

Ao escrever aos filipenses, Paulo estava se reportando a amigos a quem ele amava profundamente. Ele deixa transparecer sua preocupação com essas pessoas. E a sua grande ênfase é que eles conservem em seus corações a alegria da graça e da vivência cristã em todos os aspectos da vida e morte. Em outras palavras, o imperativo de Paulo aos Filipenses é: alegrai-vos!

É bom que ressaltemos que Paulo não está falando de uma posição cômoda, onde estar elegre é muito fácil. Quando ele escreve esta carta, ele está preso em Roma, vivendo um momento complicado de sua vida. Mas mesmo assim, ele fala da importância de ter o coração cheio de alegria. Ele faz menção à alegria 14 vezes só nesta carta. Seu ensino é que os filipenses deveriam se alegrar na comunhão uns com os outros (1.3-11); nas aflições do Evangelho (1.12-20); no ministério aos santos (2.1-18); na fidelidade dos ministros (2.19-3.1); no Senhor (3.1-21); na unidade (4.1-3); e sempre e em tudo (4.4-23).


Para Paulo, as circunstâncias imediatas que circundam um crente não são os fatores que deveriam determinar sua atitude para com a vida. Ainda que grandes tempestades venham sobre nós, no Senhor podemos nos alegrar! E essa alegria vai nortear a “nossa volta por cima”.


Sim, experimente enfrentar as lutas do dia-a-dia com um sorriso no rosto, um cântico nos lábios. Como cantou nosso irmão Lázaro, experimente passar pela prova dando glória a Deus. Experimente trocar a murmuração pela adoração. Paulo experimentou, e da prisão de Roma, recomedou: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. Paulo experimentou e acorrentado com Silas, depois de ser duramente açoitado, “perto da meia noite orava e cantava louvores a Deus”.


Meu irmão e minhã irmã, que a alegria do Senhor seja abundante em sua vida. Que as intempéries da vida não sejam capazes de roubar seu louvor. Que em tudo nos regozijemos na presença Daqule que é vencedor!


Deus te abençoe,

Rev. Giovani Zainotte