Quando sei pra onde vou... Ef. 1.1



Myles Monroe disse que “a maior tragédia da vida não é a morte, mas viver sem propósito.” Creio que existam muitas pessoas perdidas nas estradas da vida. Elas caminham, correm, se cansam, mas sem propósito. Sua existência resume-se tão somente a sobrevivência.

Essa realidade, faz com a que a vida de muitas pessoas seja sem cor, sem alegria. Gastar nossa força somente em sobreviver, andando sem saber pra onde, traz um desgaste absurdo para nós.

A provisão de Deus vem, onde o propósito se realiza. Deus só faz surgir manancial de água viva em vale árido quando a sede de alguém precisa ser saciada. Assim, quem não vive propósito, não desfruta de provisão.

Paulo se tornou um homem com essas questões fundamentais muito bem resolvidas dentro de si. O texto que lemos nos deixa isso claro. Analisemos suas certezas:

1.    Paulo (este sou eu)

Nome aponta para identidade. Quando alguém me pergunta: Quem é você? Prontamente digo meu nome! Ao mencioná-lo, é como se tudo que sou viesse atrelado.

Quando Paulo se apresenta, mencionando seu nome, está dizendo, sou eu, que um dia persegui cristãos, mas que depois vi uma luz, caí ao chão, conheci Jesus e hoje dou minha vida por ele!

Os filósofos gregos repetiam a máxima “conhece-te a ti mesmo”, falando da necessidade que temos de saber quem somos. Você se conhece, sabe suas potencialidades, conhece seus limites?

Existem extremos. Pessoas que por não se conhecerem, dizem que não servem para nada, que não conseguem realizar nada, que não podem chegar a lugar algum. Essas desconhecem O Salmo 8. 4-5 que diz que fomos feitos pouco menores do que Deus e coroados de glória e honra!

Outros, também por falta de conhecerem a si mesmas, se acham demais. Pensam sobre si mais do que convém. Esquecem que a Bíblia diz que somos barro, que a excelência não está no vaso, mas no tesouro que habita no vaso.

Conheça-te a ti mesmo, sabendo suas potencialidades e seus limites e em tudo, dependendo de Deus e de sua Graça!

2.    Apóstolo (isto é o que faço)

Ao denominar-se apóstolo, Paulo estava falando de seu chamado. A palavra apóstolo significa “mensageiro”. Os que tinham esse título tinham 3 funções principais: 1. Estabelecer o fundamento da Igreja; 2. Receber, declarar e escrever a Palavra de Deus; 3. Apresentar confirmações dessa Palavra por meio de sinais, maravilhas e milagres.

Então Paulo tinha claro seu chamado, sua função no corpo. O para que ele havia nascido. Mark Twain disse que “os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê”.

Deus colocou dons, aptidões em nós. Descobri-las é uma grande alegria, se envolver com o chamado de Deus para nossa vida é fonte de renovo e provisão do céu.

 3.    De Jesus Cristo (é para este que faço)

Não haviam apóstolos só de Jesus Cristo. Mensageiros diferentes existiam naquela época. Mas Paulo, sabia para quem Ele fazia o que fazia...

Quando a gente abre o coração para o Evangelho de Cristo Jesus, o que estamos fazendo é definindo para que vivemos. Foi o próprio apóstolo Paulo quem disse: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Gálatas 2:20

Definimos também para quem fazemos as coisas. Todo o empenho de Paulo, todo seu vigor passou a ser com a finalidade de glorificar a Jesus. Era para Ele! Nossa vida precisa ser para Ele também. Trabalho, estudo, cuido de minha família, mas em tudo, procuro fazer a vontade daquele que me chamou. Vivo para Ele!

Percebemos que essa não é a nossa realidade através de coisas simples: nossa agenda, nossas prioridades, ou mesmo em nossa insatisfação quando não reconhecem o que fizemos ou não citam nossos nomes... Quem busca a glória de homens abre mão da glória de Deus. Quem se empenha na busca do galardão que homens podem dar, desprezam o galardão de Deus, pois revelam para quem estão fazendo as coisas...

4.    Pela vontade de Deus (este é a minha autoridade)

Coisa boa é quando podemos olhar e dizer: estou aqui (nesse emprego, nessa escola, nessa cidade, etc) pela vontade de Deus; Faço o que faço pela vontade de Deus.

Constantemente buscamos respaldo para aquilo que fazemos. Um chefe, um líder, uma autoridade. Queremos que alguém respeitado diga que gostou do que fizemos. Um jovem cozinheiro busca o reconhecimento de seu trabalho por um cozinheiro renomado... Coisa boa é quando o respaldo de nossa vida vem do Senhor... Pela vontade de Deus!

Quer poder dizer isso sobre tudo o que você faz, sobre tudo o que você está envolvido? Alinhe-se aos planos de Deus. Viva por Ele e para Ele...

5.    Aos santos que estão em Éfeso (este é o meu público)

Aqui a declaração do público alvo de seus atos. Ele aqui, escreve, se dedica a ensinar aos efésios.

Qual é o público alvo de todo cristão? Jesus responde: “Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. ”  Mateus 9:12,13

Quando uma igreja deixa de ver conversões, deixa de perceber que o número dos remidos vem sendo acrescido dia a dia, ela está doente. Quando sua preocupação é só manter o que tem, esquecendo-se daqueles que ainda padecem nas mãos do inimigo, ela está gravemente enferma.

Conclusão:

Repito o que disse no início: Provisão de Deus vem a medida em que estamos vivendo os projetos Dele em nós. Ela vem como resposta e com objetivo de cumprir algo. Ao termos claro nossa identidade, nosso chamado, nossa prioridade, nosso respaldo e nosso público alvo, desfrutaremos de um tempo de colheita farta e recursos abundantes.

Como disse Brian Houston, pastor fundador de uma das Igrejas mais crescentes da atualidade: “Fidelidade significa agarrar-se ao seu propósito e confiar na bondade de Deus em meio a todos os pontos culminantes, celebrações e topos das montanhas, bem como nas tribulações, tentações e tragédias que a vida lança sobre você. Isso sim é crescer fundamentado na Graça”.

Que sejamos fies em todo o tempo até o dia de Cristo Jesus!

Deus nos abençoe,

Pr. Giovani Zainotte

Comentários