Em busca de intimidade...

Se pararmos para pensar sobre as dificuldades da Igreja Evangélica Brasileira hoje, vamos discutir por horas e levantar uma imensa listas de questões. Mas há algo que penso ser o fio condutor de toda crise: A falta de intimidade com Deus! Se não sei quem Ele é, o que Ele pensa, o que Ele quer, é evidente que vou trilhar caminhos que nada tem haver com Ele...

Alguns textos e histórias bíblicas me chamam bastante atenção. Cito exemplos:

Moisés falando face a face com Deus (Nm. 12.6-8)

Eu fico impressionado com Deus fazendo esta declaração, inclusive exortando a Miriam: `”Com Moisés falo face a face” Será que é esse o nível de relacionamento que tenho com Deus? Mas, se não é, entendo pelo menos que é possível!

Jó passando a “ver” ao Senhor (Jó. 42.5)

Que processo viveu Jó! Certamente nenhum de nós gostaria de enfrentar o que enfrentou Jó. Mas as experiências de Jó produziram algo maravilhoso. Agora ele não conhecia a Deus somente de ouvir falar, mas seus olhos viam a Deus! Será que meus olhos têm visto ao Senhor? Mas, se ainda não O veem, entendo pelo menos que é possível!

Jesus chamando discípulos de amigos (Jo. 15.15)

Poderíamos fazer uma longa reflexão sobre o que é ser amigo de verdade, mas deixo pra você essa missão. Depois de pensar um pouquinho, me responda: Não é forte ser chamado de amigo por Jesus? Será que eu posso dizer que sou amigo de Jesus? Mas, se ainda não tenho esse título, entendo pelo menos que é possível!

Jesus declarando desconhecer a muitos (Mt. 7.23)

Esse é o mais impactante para mim. Claro! Imagine chegar diante de Jesus é vê-lo sacudindo a cabeça e declarando que não sabe quem sou! Mas Ele não deveria me conhecer? Saber quem sou, minhas vontades, minhas manias? Você já esteve diante de alguém que insistia em que você se lembrasse dela e por mais que você se esforçasse não lhe vinha nenhuma lembrança? É horrível para as duas partes não é? Será possível mesmo passando muitos anos da minha vida na Igreja, trabalhando em ministérios, sendo dizimista, sendo assíduo aos cultos eu chegar diante de Jesus e Ele não me conhecer? Sim! Mesmo sendo algo terrível, entendo pelo menos que é possível!

Por conta das histórias acima é que entendo que a falta de intimidade tem descaracterizado a Igreja Brasileira. Falamos, representamos, opinamos sobre alguém que não sabemos ao certo quem é!

Entenda que a primeira coisa afazer é reconhecer a maravilha que é ser íntimo de Deus. Esse reconhecimento gera temor, e “a intimidade do Senhor é para aqueles que o temem”. Sl. 25.14. Precisamos parar tudo, rever toda nossa caminhada.

A partir daí, comece a fazer coisas que contribuam para esse alvo. Por exemplo: Você já leu a Bíblia toda? Não? Então por que não lê-la por completo? Você ora todos os dias? Então por que não orar todos os dias? Você tem o hábito de fazer uma devocional diária? Então por que não criar tal hábito? E o jejum? Não pratica, nunca fez? Então por que não experimentar os efeitos dessa prática? Você já teve a experiência de levar alguém a Jesus? Então por que não trabalhar para que até o final desse ano alguém conheça Jesus através de sua vida? E seu testemunho? Ruim? Então por que não fazer desse momento, o tempo da virada em seu testemunho e viver uma vida condizente com alguém que teme a Deus?

Pois está aí o nosso alvo, o nosso desafio. Se abraçarmos, tenho certeza, nossa vida será outra, completamente transformada! Consequentemente, nossa Igreja será outra, pois uma Igreja que desfruta de intimidade com Deus, vê um mover sobrenatural!

Você quer? Então vamos juntos...

Deus nos abençoe,
Giovani Zainotte



Comentários