Deus trabalha em nós, antes de trabalhar através de nós.


Uma das melhores coisas é sermos usados pelo Senhor. Quem nunca viu um homem ou uma mulher cheio do Espírito sendo usado pelo Senhor e não pensou: “Gostaria de ser usado assim também”?

O mover de Deus é algo tremendo, não há coisa mais linda do que ver Deus curando, libertando, abençoando, salvando. Diante disso, muitos pedem: “Deus usa-me!”.

Mas infelizmente a vida de muitos não pode ser considerada um instrumento nas mãos do Senhor. Se eu fosse perguntar os motivos para muitos não se transformarem em instrumentos nas mãos do Senhor, muitas seriam as respostas. Mas eu quero trabalhar algo com você nessa noite. Escute com atenção: SE DEUS NÃO TRABALHAR EM VOCÊ PRIMEIRO, NUNCA VAI TRABALHAR ATRAVÉS DE VOCÊ!

Existem muitas coisas em nós a serem trabalhas pelo Senhor antes que Ele trabalhe através de nós. E aqui mora o perigo. Muitos de nós não estamos dispostos a deixarmos Deus trabalhar em nós. Isto porque Deus trabalhar em nós traz alguns conflitos, alguns desconfortos, e muita disposição da nossa parte.

Pensemos em algumas coisas que precisam ser trabalhadas em nós para que Deus nos use:

1. Nossa natureza pecaminosa precisa ser trabalhada.

A Bíblia diz que nós somos tendentes ao pecado. Em outras palavras, nossas atitudes naturalmente são inclinadas ao mal. Desde que o pecado passou a estar em nossa vida, nossas atitudes tendem a ser tortuosas. Não nos enganemos, somos levados a querer levar vantagem, a mentir, a caluniar, e a outras coisas às vezes piores. Somente se formos alvos do agir de Deus é que poderemos ser guiados pelo Espírito tendo atitudes diferentes.

Um exemplo bíblico disso é a vida de Jacó. Alguns estudiosos dizem que seu nome pode ser traduzido por “o agarrador de calcanhar”, outros falam ainda de “o usurpador”, ou “enganador”, seja como for, todos estes nomes apontam para a vida levada por Jacó. Sua história é a de um homem desonesto, que em todo o tempo busca levar vantagens, um homem vivendo o ápice de sua essência pecaminosa. Um dia ele tem um Encontro com Deus em Peniel (Gn. 32. 22-32), Deus trabalhou em sua vida, e ele não se chamou mais Jacó, mas Israel príncipe de Deus. O domínio do pecado na vida de Jacó foi vencido naquele momento.

Assim, para Deus trabalhar através de nós, primeiro Ele terá que trabalhar em nós, em nossa natureza pecaminosa, fazendo com que o domínio do pecado seja quebrado.

2. Nossas emoções precisam ser trabalhadas

Impressiona-me o número de pessoas feridas em suas emoções, inclusive dentro da igreja. Gente que viveu experiências de rejeição, de abandono, de traição, de injustiças, de abusos e que nunca foram curadas disso.

Tais pessoas exalam a enfermidade de suas emoções em variados momentos, desde os mais simples até situações mais complexas. Você conhece pessoas que passam odiar a outras se a data de aniversário for esquecida, se não receber a atenção que queria, se não tiver seu nome citado, se as coisas não acontecerem da forma como ela acha melhor? Pois é, esses são sintomas de doenças emocionais, de situações mau resolvidas.

Um exemplo bíblico disso é Jonas. Quando mandado para Nínive pelo Senhor, ele se recusou. Sabe o motivo? Ele sabia que se pregasse, o povo de Nínive se converteria, e Deus não os destruiria, e ele odiava aquele povo, e não queria que se salvassem. Olha aí o sintoma de feridas emocionais completamente abertas. Necessário foi que Deus o levasse ao ventre de um grande peixe para tratá-lo, pois para Deus trabalhar através de nossas vidas, primeiro ele precisa trabalhar na nossa vida, nas nossas emoções.

3. Nosso caráter precisa ser transformado

O dicionário Aurélio define caráter como sendo o conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo); traço distintivo; Formação moral, honestidade/ Marca, cunho, impressão.

Infelizmente, as igrejas estão cheias de pessoas manifestando desvios de caráter. Gente age com falsidade, com dupla personalidade, gente sem palavra, que não honra seus compromissos. Gente que deixa marcas negativas.

Cristo quer que seus seguidores tenham o seu caráter. O termo cristão, nasceu não com os seguidores de Cristo, mas com aqueles que não eram da fé, mas ao verem os seguidores de Cristo, os designaram cristãos, que quer dizer pequenos cristos. Tal designação surge então da prática de pessoas que manifestavam o caráter de Cristo em suas vidas.

Um exemplo bíblico de alguém que precisou ser confrontado em seu caráter é o próprio Simão, que achava que podia comprar o poder de Deus.

Outro bom exemplo era Pedro, que demonstrou desvio de caráter ao negar Jesus logo após declarar que estaria com ele até a morte.

Conclusão:

Certamente existem muitas outras coisas a serem trabalhadas em nossas vidas, e o Espírito Santo é quem vai nos trazendo revelação de tais coisas. Mas nessa noite um bom começo pode ser dado. Deixe Deus trabalhar em sua vida, para que então Ele possa trabalhar através de sua vida.

Deus nos abençoe,
Rev. Giovani Zainotte

Comentários

  1. Uma vez no seminário, quando eu fiz Educacao Crista, meu professor de Filosofia contou a história de uma mulher que eu nunca mais esqueci.
    Jesus entrava na Igreja e via 3 mulheres. Para a primeira mulher, Ele a abracou e ela recostou sua cabeca em seu ombro. Para a segunda mulher ele deu um forte aperto de mao e um tapinhas nas costas, mas para a terceira mulher Ele apenas olhou e se foi.
    Ai, o professor perguntou a moral da história se alguém se habilitava a definí-la. Ninguém disse nada e ai ele explicou:
    A primeira mulher, era recém convertida, precisava de colo, ser acariciada.
    A segunda mulher precisava de um aperto de mao forte, um tapinha nas costas como forma de incentivo.
    A terceira mulher que Ele sequer tocou e apenas a olhou, essa o conhecia tao profundamente que apenas com um olhar d'Ele ela sabia o que Ele queria para a sua vida. Ai ele nos perguntou: Qual dessas 3 mulheres vocês querem ser? E todas nós respondemos que a terceira, claro. E ai ele disse: Pois, entao tomem a sua cruz e sigam o Mestre, pois o caminho nao vai ser fácil.


    É isso.

    Um grande abraco

    ResponderExcluir
  2. gostei da palavra. se quisermos ser instrumentos nas mãos de DEUS precisamos deixar ele nos moldar. pois um instrumento para ser usado ele precisa estar em perfeitas condiçoes.

    ResponderExcluir
  3. ISSO AI! NÃO PODEMOS SER FERRAMENTAS CEGAS

    ResponderExcluir

Postar um comentário