Estabelecendo prioridades


“Há muitas coisas que podem prender meus olhos,
mas muito poucas são capazes de prender meu coração”
Tim Redmond



Um dos grandes erros que podemos cometer é o de querermos abraçar o mundo inteiro com nossos braços. Querermos fazer tudo, estar em todos os lugares, se envolver com muitas atividades.

Há uns anos passados participei de um retiro que tinha um interessante tema: “Ninguém detém uma igreja que sabe para onde vai”. Você sabe para onde está indo? Sabe o que quer realmente, tem definido diante de si prioridades claras?

Quando estas perguntas não são facilmente respondidas por nós, corremos o risco de ficar andando em círculos, perdendo tempo, recursos, energia. Quantas pessoas já iniciaram vários cursos superiores e no meio do caminho descobriram que não era bem aquilo que queriam? Quantas pessoas já embarcaram em várias profissões e de repente viram que não era aquilo que desejavam? Quantas pessoas você conhece que “dançam conforme a música”, de acordo com as pessoas que estão a sua volta? Por aí vai, muitos são os exemplos de como é perigoso não ter alvos bem definidos.

Veja o exemplo de Jesus. Ele sabia exatamente o que Ele queria, onde queria chegar, o que queria conquistar. O alvo de Jesus era estabelecer o Reino de Deus, anunciar o Evangelho, alcançar os perdidos da casa de Israel.

Quando estas coisas estão bem definidas, as pressões que sofremos não são capazes de nos tirar do caminho. Jesus sofreu muitas pressões. Os fariseus o pressionaram, os romanos o pressionaram, os mais achegados o pressionaram... As pressões fazem parte de nosso dia-a-dia, não há como eliminá-las. A única forma de não sermos sufocados por elas é ter um objetivo claro. Se você não estabelecer prioridades, as pressões vão fazê-lo mudar de idéia a todo o momento, vão fazer você iniciar muitas coisas e não concluir nenhuma. Nenhuma pressão foi capaz de mudar o caminho de Jesus, Ele seguiu firme até o final, até completar sua missão.

Outra coisa inevitável na caminhada são as decepções. Jesus teve vários momentos de decepção, com as multidões, com seus discípulos, etc. E como as decepções conseguem nos arrastar de caminhos. Ao nos decepcionarmos, pensamos ter o direito de parar tudo, de mudar de rumo, de abandonar projetos. Afinal de contas fomos atingidos! Somente a paixão por um projeto, por um alvo, por um objetivo é capaz de nos fazer permanecer firmes.

Na vida de Jesus as seduções também estiveram presentes. Sempre vão aparecer projetos supostamente maiores do que o que estamos envolvidos, coisas aparentemente mais nobres sempre estarão a nossa volta. Quão perigosas são estas coisas. Um belo homem ou uma bela mulher podem fazer o projeto do nosso casamento parecer não tão importante. As estatísticas do mercado de trabalho podem fazer o projeto da nossa profissão parecer obsoleto. Os valores do mundo, sempre com uma bela apresentação, podem fazer os valores de Deus parecerem totalmente negociáveis. Se não tivermos prioridades bem definidas, facilmente cederemos às seduções.

Quantos de nós estamos correndo atrás do vento. Sem saber pra onde ir, sem saber o que fazer. O tempo está passando e nada está sendo produzido. Fazemos muita coisa, mas na verdade não fazemos nada, vamos a muitos lugares, mas não chegamos a lugar algum. Esse é o grande perigo de não se ter foco, de não se eleger prioridades.

Você sabe pra onde está indo? Se sabe, tenha certeza, nada poderá lhe impedir de chegar, os obstáculos poderão até dificultar, quem sabe até atrasar sua chegada, mas não serão capazes de roubar-lhe o foco.

Pense na declaração de Paulo em II Tm 4.7: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” Você diria que esta é uma declaração de alguém que estabeleceu ou não prioridades para sua vida? Paulo sabia exatamente qual era o grande combate em que ele estava envolvido, assim também como tinha bem definida a carreira que lhe fora proposta e certamente sabia muito bem em quem ele cria para guardar sua fé. O sucesso do ministério de Paulo devia-se a sua fidelidade às prioridades que ele mesmo estabeleceu em sua vida sob a orientação do Espírito Santo.

Que eu e você possamos, sensíveis aos Espírito Santo, eleger prioridades em nossas vidas, estabelecer metas, alvos, definir claramente onde queremos chegar. E dessa forma conquistaremos para a glória do Senhor!

Deus te abençoe,
Rev. Giovani Zainotte

Comentários

  1. Que palavra abençoada!!!
    Falou muito ao meu coração.Nesta manhã de sexta - feira.Que as bençãos do Senhor estejam sempre sobre a sua vida, sobre seus sonhos, sobre seu ministério. Um forte abraço e fique na PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. Passando aki só pra dar um oi e parabenizar pelo blog...acessa o meu tb se nao tiver nada melhor pra ler : www.leiturasdesnecessarias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário