Nosso Deus é um Deus missionário


A Bíblia revela um Deus missionário em cada páginas das Sagradas Escrituras. por vezes pensamos erroneamente que o movimento missionário começou no Novo Testamento, e que no NT, Deus não tinha preocupações missionárias. porém esse é um grande erro. Vejamos como nosso Deus é um Deus missionário:

O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO É UM DEUS MISSIONÁRIO.

Quando pensamos sobre missões, pensamos que é uma ênfase do Novo Testamento. Em muitos momentos temos a impressão que Deus só começou a seu preocupar em atingir os povos da Terra em Jesus, quando Ele mandou que seus discípulos fossem pregar o Evangelho até os confins da terra. E que no Antigo Testamento Deus é Deus de um povo, o povo de Israel.

Mas quando olhamos um pouco mais atentamente vemos que primeiramente Deus criou toda a raça humana. Aprouve Deus escolher um povo para ser o “seu povo”, para torna-lo conhecido a todas as nações, porém isto não exclui as demais nações, os demais povos do plano salvífico.

Em Abraão, Deus renova seu chamado missionário: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn. 12.1-4)

Outros exemplos são encontrados no antigo Testamento apontando Deus como um Deus missionário.

O salmo 2. 8 diz: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e os fins da terra por tua possessão.”

O Salmo 72. 11 diz: “E todos os reis se prostrarão perante ele, todas as nações o servirão.”

Isaías 49. 6 diz: “Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.”

Isaías 2.2 diz: “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes e se exaltará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.”

Assim, quando olhamos para o Antigo Testamento vemos um Deus Criador de todos, e preocupado com salvar todos. Todos os povos são alvos do amor incondicional de Jesus, alvo da Graça, alvo do plano maravilhoso de salvação.

O CRISTO DOS EVANGELHOS É UM DEUS MISSIONÁRIO.

A mensagem principal dos Evangelhos é a vida do Filho de Deus. Jesus é o centro de cada frase dos Evangelhos. E a vida de Jesus é o exemplo maior de missão. Muitos missionários deixam suas casas, seu conforto, suas famílias para irem ao encontro dos necessitados, dos sofridos, daqueles que estão distantes de Deus. Jesus deixou sua glória, seu trono, e veio estar entre nós, como homem. E mais, Ele deu a vida por essa missão. Fp. 2. 7-8 diz que: “sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.”

Assim, quando olhamos para os Evangelhos, vemos a face de um Deus missionário, que larga tudo para buscar o homem, um Deus que não só tem um belo discurso acerca do amor, mas que transforma o discurso em prática, em ação.

O Espírito Santo dos Atos dos Apóstolos é um Espírito Missionário.

Alguém já disse que o livro de Atos poderia ser chamado de Atos do Espírito Santo. E isso porque todo o livro é pautado na ação do Espírito na vida da Igreja. Antes de receberem o poder do Espírito os discípulos estavam meio que acovardados, sem rumo. Ao receberem a unção do Espírito tornam-se verdadeiros missionários, impulsionados aos perdidos, cheios de ousadia para anunciar o grande amor de Cristo.

Também no evento maior de Atos, o Pentecostes, vemos mais uma vez os olhos de Deus postos sobre todas as nações. Pois ali estavam reunidos pessoas de várias partes do mundo, e todos foram cheios do Espírito, simbolizando assim, a ação de Deus sobre toda a carne.

Assim, em Atos percebemos o Espírito Missionário de Deus trabalhando incansavelmente para levar a igreja a testemunhar o amor de Deus, para fazer com que a igreja deixe de estar trancafiada em seus muros e tenha em seu peito uma verdadeira paixão pelas almas.

A IGREJA DAS EPÍSTOLAS É UMA IGREJA MISSIONÁRIA

Em primeiro lugar porque a maioria são cartas endereçadas a novas igrejas, nascidas do esforço missionário dos apóstolos, principalmente de Paulo. A partir daí vemos expressões que demonstram que estas novas igrejas nasciam tendo a consciência da missão: A igreja de Fp, por exemplo, é chamada a resplandecer como luzeiros no mundo e a preservar a palavra da vida. (Fp. 2. 15-16). Os tessalonicenses são descritos como tendo, não somente recebido a palavra do Senhor, mas também feito com que ela “repercutisse” nas regiões vizinhas (I Ts. 1. 6-8).

O CLÍMAX DO APOCALIPSE É UM CLÍMAX MISSIONÁRIO.

Se encararmos o Apocalipse como uma visão do futuro, veremos que a missão da igreja será cumprida, pois João contemplou uma multidão que vinha de todas as nações, tribos, povos e línguas (Ap. 7.9-10). As nações alcançadas, sem acepção de pessoas.

A mensagem central do Apocalipse é o anúncio de um Cordeiro que é Leão e que venceu não para seu benefício próprio, mas para conceder vitória aqueles que nunca venceriam sozinhos. E isso não é missão?


Conclusão:

Trabalhamos tudo isso, buscando ver em toda a Bíblia como nosso Deus é um Deus missionário para dois propósitos:

O primeiro é sair daqui com o sentimento de que somos alvos dessa ação missionária de Deus. Em toda a Bíblia pudemos comprovar que Deus trabalhou no sentido de alcançar a todos os povos. Nós precisamos sair daqui tendo a certeza do amor de Deus por nós. Desde o início, ao comissionar Abraão para abençoar todas as famílias da terra, ao enviar Jesus, ao enviar o Espírito Santo, nós éramos os alvos do Senhor, alvos do seu amor, alvos da sua Graça. Se houver alguém que ainda não teve um encontro real com esse Deus, você deve saber que Deus deixou registrado em cada página da Bíblia o desejo de resgata-lo, de cuidar de você.

O segundo propósito é que saiamos daqui tendo a convicção de que esse Deus não mudou, Ele continua sendo missionário, continua trabalhando para que todos sejam salvos, continua empreendendo esforços para que o homem seja alcançado. E nessa tarefa Ele conta com cada um de nós.

Talvez não recebamos o chamado para irmos até os confins da terra, a outras nações, a tribos de índios, mas certamente temos recebido o chamado, a missão de falar de Jesus para todos que nos encontrarmos, para todas as pessoas que ainda não O conhecem, e mais do que isso, temos recebido o chamado de orar por aqueles que estão largando tudo para ouvir o chamado e ido a lugares que talvez nunca iremos, e além de orar, sustentar com recursos financeiros a estas pessoas.

Que saiamos daqui hoje sabendo que servimos a um Deus de amor, que trabalha em nosso favor, que é missionário, que não desiste de nós, que somos alvos desse Deus maravilhoso, bem como que saibamos que nesse processo missionário, Deus conta com cada um de nós, para que indo, façamos discípulos e anunciemos que o nosso Deus missionário continua trabalhando.

Que Deus nos abençoe,
Pr. Giovani Zainotte

Comentários