O Coração Aquecido


Em Maio a Igreja Metodista costumeiramente celebra aquilo que chamamos do “DIA DO CORAÇÃO AQUECIDO”. Esta é uma alusão a experiência que o Rev. John Wesley teve no dia 24 de maio de 1738. Uma experiência com o Espírito Santo, para muitos uma experiência de batismo com o Espírito Santo, que mudou a vida do já pastor, pregador itinerante, missionário, John Wesley. 

O relato de Wesley sobre esta experiência nos faz refletir em muitas coisas sobre nossa caminhada como cristãos e como metodistas. Veja textualmente o que Wesley declarou cerca deste dia marcante: “À tarde fui, com pouca vontade, a uma reunião na Rua Aldersgate (Londres); quando cheguei alguém estava lendo o prefácio de Lutero à Epístola de Paulo aos Romanos. Cerca das vinte horas e quarenta e cinco minutos, enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera mediante a fé em Cristo senti o coração maravilhosamente aquecer-se, senti que eu agora confiava realmente em Cristo, somente em Cristo, para salvação; e me foi dada a segurança de que Cristo havia perdoado os meus pecados, sim, os meus, e que eu estava salvo da lei do pecado e da morte”.

Primeiro Wesley diz que ele foi a esta reunião com “pouca vontade”. Bom, primeiro podemos entender essa expressão pensando nas muitas vezes que não temos vontade de estar em um culto, de estar em um ministério, de permanecer firme nos caminhos de Jesus e por aí vai... Numa cultura hedonista, onde faço aquilo que me dá prazer e que sou movido por minha vontade, a experiência de Wesley me mostra que nem sempre eu terei “vontade” de estar onde Deus queira que eu esteja ou fazer aquilo que Deus espera que eu faça. Já disse uma vez e repito, quando vontades e sentimentos/sensações se vão, chega a hora de serem provados: fidelidade, compromisso, aliança.

Numa questão histórica, dizem os historiadores que Wesley tinha “preconceito” com pregadores leigos, um de seus historiadores diz que: “Essa ideia (pregadores leigos) não foi uma das que John aceitou rapidamente, porque ele era tenazmente um tradicionalista.”. E ele sabia que aquela reunião era dirigida por leigos. Talvez por isso sua pouca vontade de ir. Se assim o for, aprendemos que Deus não está restrito às nossas concepções religiosas, aos nossos moldes pré-fabricados de religião. Wesley aprendeu algo tão simples: Deus usa quem Ele quer! Após isso, o metodismo tornou-se um movimento de vanguarda, a frente de seu tempo, promovendo cultos na rua, ensino para as crianças carentes, luta contra tráfico de bebidas que promovia violência de vários aspectos e muitas outras coisas que fazem de Wesley um visionário. Acho interessante quando vejo pessoas não abertas a mudanças na forma como cultuamos, como fazemos missão, etc argumentando que isso é contrário ao metodismo, que é abandono de raízes e de identidade. Ora, Wesley deixou-nos um legado de sermos desbravadores, de pensarmos a frente. Faço menção também das muitas canções que Charles Wesley compôs, muitas delas colocando letras bíblicas em melodias consagradas e cantadas principalmente em cabarés... um escândalo para época. Aprendo que precisamos diferenciar forma e essência. A essência é imutável, quando se tenta mexer nela é problema, fala daquilo que cremos, daquilo que Cristo nos deixou, mas a forma é flexível e pode ser repensada sempre, pois fala de liturgia, de contexto histórico e cultural, etc.

Anos antes desta experiência tremenda de Wesley, outro grande nome teve um encontro com o amor de Deus através da carta de Paulo aos Romanos: Martinho Lutero. Essa revelação produziu a Reforma Protestante. E foi um comentário de Lutero que impactou Wesley. Aprendo que avivamento não pode vir sobre nós com base em movimentos pirotécnicos, em oba oba, mas por princípios da Palavra de Deus. Em Romanos, a verdade bíblica da salvação pela fé produziu um mover fantástico na vida de Lutero e agora em Wesley... Uma Igreja, um crente sem a Palavra nunca experimentará a plenitude do Espírito Santo!

O que essa experiência produziu? Segundo Wesley, o efeito imediato dessa experiência foi uma profunda confiança no Senhor, a certeza de pecados perdoados e convicção da salvação. E o decorrer da história, nós podemos visualizar na história os efeitos dessa experiência. Tão diferente dos relatos que costumeiramente escutamos hoje em dia quando alguém diz ter tido uma experiência com o Espírito Santo. Ouvimos tão somente sobre arrepios, barulhos e performances em ambientes cúlticos, mas que parecem que cessam ao final de uma reunião. O avanço numérico da Igreja Evangélica brasileira não causa nenhum impacto na sociedade, enquanto a experiência de Wesley o levou a liderar um movimento que segundo alguns historiadores evitou uma guerra civil na Inglaterra.

Os metodistas celebrarão o dia do coração aquecido. Mas minha oração é que não seja meramente lembranças de um fato histórico, mas sim inspiração para uma busca intensa de um mover do Espírito que produza muito mais do que arrepios, mas que traga a vida de Deus para nossa nação nesse tempo tão difícil!

Que o Senhor nos abençoe,
Pr. Giovani Zainotte

Comentários