Um lugar perfeito...


“Quando eu era pequena eu pensava que a igreja era um lugar perfeito. Onde todos se davam bem e onde você podia ser o que quisesse. Só que a vida real é um pouquinho mais complicada que uma frase de para-choque. A vida real é difícil. Todos temos limitações e todos cometemos erros. Então nós todos temos muito em comum. E quanto mais tentarmos entender uns aos outros, mais diferenciados cada um de nós será. Mas temos que tentar. Não importa que tipo de pessoa você é. Tentem fazer da igreja, do mundo um lugar melhor. Olhem para dentro de si e percebam que a mudança começa em você, começa em mim, começa em todos nós.”

Bonito não é? Na verdade esta é a fala final da personagem Judy Hopps  na animação “ZOOTOPIA: essa cidade é o bicho”. Onde acima você leu IGREJA, leia-se ZOOTOPIA.

Assisti este desenho com meu filho Daniel. Na história, Judy Hopps sai do interior pra viver seus sonhos na metrópole ZOOTOPIA. Esta é idealizada como um lugar perfeito, onde você pode ser o que quiser, onde todos se respeitam e se amam... Mas Judy Hopps descobre através de decepções e muitas aventuras que ZOOTOPIA não era assim tão perfeita, descobre que ali haviam muitos problemas.

Ao ver, achei impossível não traçar um paralelo com a Igreja (assembleia, reunião de pessoas). Já ouvi muitas pessoas dizendo: “Essas coisas não eram para acontecer na igreja”. Mas descobrimos que acontecem. E por um simples motivo: eu e você estamos lá... Sejamos sinceros, não dá pra idealizar algum lugar ou alguma coisa perfeita em que eu e você façamos parte, dá?

No desenho, ZOOTOPIA não era perfeita pois os animais tinham seus instintos, suas falhas e limitações. Quando “entramos” em uma igreja trazemos nossas melhores características, nossos pontos fortes... mas também nossas mazelas, nossas limitações e nossos piores defeitos.

Mas Judy Hopps descobriu mais... Ela descobriu que a chave para que ZOOTOPIA fosse um lugar agradável para se estar, mesmo com tantos defeitos, era ela mesmo. Sim, fazendo sua parte, sendo melhor a cada dia ela contribuiria significativamente por uma realidade mais perto da idealizada. E não é essa a orientação de Deus para cada um de nós? “Não que eu já tenha alcançado tudo isso, ou seja perfeito; entretanto, vou caminhando, buscando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus...” ensinou-nos o Apóstolo Paulo.

Num dado momento da história, Judy Hopps precisou tomar uma decisão: Permanecer em ZOOTOPIA lidando com os problemas, mas desfrutando do que ela oferecia ou voltar para sua terra abrindo mãos de seus sonhos... Essa também é uma decisão que precisamos tomar a cada manhã. Se vale o conselho, “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” Hb 10.25

Que Deus nos abençoe,
Pr. Giovani Zainotte

Comentários