OPORTUNIDADE NÃO SE PERDE... Lc. 7. 36-50


“Há três coisas que não voltam atrás; a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Provérbio chinês

Um homem teve uma oportunidade única: ter Jesus jantando em sua casa. Jesus era cercado por multidões. Dificilmente alguém conseguia ter um tempo tranquilo com Jesus, sempre havia empurra empurra, sempre muitos queria falar com ele. Esse homem teve uma chance de ouro! Jesus estaria a disposição dele e de sua família de forma exclusiva!

Mas a Bíblia nos mostra que ele desperdiçou a oportunidade, jogou-a fora. Ao final do jantar, sua vida era a mesma, sua casa não havia experimentado do poder de Deus, sua vida não havia sido transformada, nenhum milagre ele tinha para contar, nenhuma história marcante, nada...

Infelizmente existem pessoas que domingo após domingo saem dos cultos do mesmo jeito, da mesma forma. Nenhuma mudança, nenhum testemunho. Veem vidas sendo transformadas a sua volta, mas continuam do mesmo jeito. Vê pessoas sendo abençoadas, mas suas vidas continuam as mesmas.

Por que Simão não aproveitou a grande oportunidade de sua vida?

      1.      Porque a motivação do convite estava errada.
Ele não havia reconhecido quem era Jesus. Ele não estava disposto a abrir o coração para Jesus. Ele não desejava adorá-lo. Sua intenção era pegar algum erro, alguma falha no controverso Jesus para gabar-se perante os demais fariseus de haver desmascarado o líder de sucesso daquele momento.

Muitos saem de cultos como este piores do que entraram, porque vieram com a motivação errada.
·         Alguns vieram pelo mero costume, mera formalidade. Desde crianças vêm aos domingos na Igreja;
·         Alguns vieram à presença de Deus da mesma forma que vão a um mercado: atrás de algum produto que estejam precisando;
·         Alguns estão aqui focados em tantas coisas que não conseguem enxergar o Senhor;
·         Alguns vieram se encontrar com muitas pessoas, menos com Jesus!

      2.      Porque ele era arrogante, soberbo, não estava disposto a se humilhar
Interessante que quando Simão, o fariseu vê a mulher, enche a boca para classificar-lhe: “pecadora”. Sua postura coloca a mulher a km de distância dele. Ele era santo, bom, respeitado... ela, uma prostituta, alguém que nem ali deveria estar...

É impressionante como Jesus resiste a este tipo de postura! É impressionante como temos facilidade em nos achar melhores do que os outros. Somos velozes em apontar dedos, em descrever falhas, em encher listas de pecados dos outros, mas morosos em visualizar e reconhecer nossas próprias mazelas.

Mas a Bíblia deixa claro que:
·         Enquanto Naamã não se despir de sua farda e de suas medalhas e expor sua lepra, não será curado!
·        
     Enquanto Davi não se reconhecer como o homem que ele mesmo sentenciou a morte não será perdoado!
·        
        Enquanto Jonas não confessar que por causa dele o barco está afundando e for lançado ao mar a tempestade não vai cessar!

Não há como alcançar o favor do Senhor sem reconhecimento de quem nós realmente somos, sem nos humilharmos e clamarmos por sua Presença!

     3.      Porque ele não honrou a Jesus
* Algumas cortesias são esperadas pelos hóspedes hoje em dia: cumprimentos de mãos, beijos na face, uma palavra de bem vindo, a indicação e um lugar para sentar;

• Algumas cortesias eram esperadas pelos hóspedes naquele tempo: um beijo de saudação, água para lavar os pés e óleo para ungir a cabeça.

Simão não fez nada disso a Jesus! O desonrou de forma escandalosa. Não lavou seus pés, não lhe deu um beijo, não lhe ungiu com óleo.

Com tristeza percebo que muitas vezes não honramos a Jesus. Honrar é reconhecer quem alguém é, o que ela representa e o que ela merece.

Entregamos restos a Ele, seja no que tange a questão financeira, seja o resto de nosso vigor físico, seja a sobra do tempo de nossa agenda, enfim... o que sobrar entregamos ao Senhor! Isso o desonra! E quem não honra ao Senhor perde oportunidade!

     4.      Porque seu coração era religioso
A religião é uma grande praga. Digo isso porque ela ou elas tentam enquadrar Deus em suas regras e dizer como Deus pode e deve agir. A Bíblia não nos ensina isso. Ela ensina que somos nós que nos moldamos ao Senhor, quem adaptamos nossos sonhos, vontades, interesses a Ele e não o contrário.

A religião exclui, faz diferenciação, olha por cima, valoriza aspectos humanos (dinheiro, beleza, habilidades), Deus valoriza o coração!

A religião castra, corta, limita, diminui.
·         Por isso a religiosa Mical escandalizou-se com o apaixonado Davi e sua dança de adoração, pois religioso se incomoda com adorador! Resultado: ficou estéril, pois religião não produz vida!
·       
         Por isso os fariseus ficaram irritados quando Jesus curou no sábado. Pois religião não produz cura.
·        
     Por isso os fariseus se irritaram quando Jesus libertou pessoas de demônio. Pois religião não liberta ninguém;
·        
     Por isso os fariseus se irritaram quando ele perdoou pecados. Pois religião funciona a base de culpa!


“Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.” William Shakespeare

Essa frase encaixa-se perfeitamente nessa história. Pois se Simão desperdiçou a maior oportunidade de sua vida, uma mulher surge para agarra-la com unhas e dentes! Ela faz tudo ao contrário do fariseu:

      1.      Ela anseia pelo encontro com Jesus
A ponto de não temer ser enxotada pelo fariseu, de se arriscar, de tentar, de não se importar com os adjetivos que certamente ouviria.

      2.      Ela sabe quem ela é... se humilha
Tanto que não chega pela frente, se aproxima por trás, aproveitando que a forma de sentar costumeira naquele tempo, fazia com os pés da pessoa que estava à mesa ficassem para trás. Não tem coragem de ir pela frente, sente-se indigna de olhar Jesus nos olhos...

      3.      Ela honra a Jesus
E não faz só o que Simão deixou de fazer, vai além:
·        
     Lava os pés de Jesus com lágrimas (quebrantamento). Quantos de nós já lavamos os pés de Jesus com lágrimas?
·       
           Enxuga com os cabelos (humilhação) – Cabelo era e é a honra da mulher.
·         Não cessa de beijar seus pés (honra) - Ela não está preocupada com opiniões, ela quer mais de Jesus!
·        
        Unge-o com bálsamo (adoração) Em contraste com o óleo de oliva, que era muito comum, um frasco de unguento valia até 300 denários (que representava um dia de trabalho de um lavrador)

O final da história? Um Simão aborrecido, remoendo suas leis e criticando a Jesus e seus métodos, azedo... Contrastando com uma mulher leve, sem o peso da culpa e tendo uma vida nova, pra sempre transformada!

E você vai perder a oportunidade que recebe de Jesus hoje?
Pr. Giovani Zainotte

Comentários