Cavarei um pouco mais - Gn. 26. 1-25

O texto nos mostra uma passagem na vida de Isaque. Este é um personagem interessante na Bíblia. Ele nunca teve vida fácil. Sendo filho da promessa, nasce depois de uma conturbada história envolvendo seus pais e serva Hagar. Vê sua família meio desestabilizada, o irmão é quase que um adversário. De repente se vê indo em direção a um holocausto onde o animal sacrificado seria ele...

Isaque está na terra dos filisteus – Gerar – buscando alimentos e acontece que a princípio estava tudo bem, mas quando Isaque começa a prosperar mais que os filisteus, então eles o expulsam de Gerar (v. 14-16).

O que levou Isaque prosperar mais do que os filisteus em Gerar? O que levou Isaque a não desistir depois de ter sido expulso da terra?


Isaque está debaixo de obediência (v. 2-3) – Deus tem falado muito em meu coração nesse tempo sobre obediência. Nós deixamos de conquistar muitas coisas porque nos falta obediência. Muitos oram e jejuam sem parar, mas não conquistam, e isso porque sua oração e seu jejum, não são acompanhados de obediência, mas são apenas “sacrifícios” que nos oferecemos a Deus na tentativa de adquirir coisas.

Isaque está debaixo de promessas (v. 3-4) – A Bíblia diz que Deus zela por cumprir sua Palavra. Todas as promessas de Deus em nossas vidas serão cumpridas. Saber isso é saber que mesmo as piores oposições não conseguirão impedir a nossa caminhada.

Isaque trabalhou naquela terra (v. 12) – Nós precisamos nos conscientizar de que em tudo há a necessidade do nosso envolvimento. Isaque prosperou em Gerar, porque ele obedeceu, porque ele tinha promessa e porque ele plantou.

Diante da prosperidade de Isaque, os filisteus enchem-se de inveja e começam a lutar contra Isaque. É uma ingenuidade achar que quando estivermos vivendo em obediência, e tivermos uma promessa e ainda estivermos fazendo a nossa parte, não seremos alvos de lutas, de dificuldades.

O fato é que Isaque era visitante naquela terra, e ele prosperou de tal forma como nunca os filisteus haviam prosperado, e isso despertou inveja nos filisteus. Cuidado para você não ser achado como um filisteu, lutando contra alguém que está debaixo da benção do Senhor, só porque em alguma área, essa pessoa avançou mais que você!

Isaque e seus servos, seus pastores são expulsos de Gerar, mas não desanimaram, buscaram outro lugar para estar e cavar seus poços.

Cavaram um poço (v. 19-20), mas os filisteus vieram e tomaram. Isaque dá o nome de Eseque ao poço. Tal nome significa contenda. Quantos poços nós cavamos em nossas vidas e der repente, sem saber de onde, começam a surgir toda sorte de confusão, de barulho, de inquietação...

Cavaram outro poço (v. 21), mas novamente os filisteus vieram tomá-lo. Então Isaque deu o nome daquele de Sitna, que quer dizer inimizade. Seu o poço que você estiver cavando não der água, fique tranqüilo, ninguém vai se preocupar com você, mas se água aparecer, se prepare, pessoas vai se chatear com você. Inclusive, as mais próximas, inclusive irmãos da igreja, inclusive parentes...

Isaque e seus servos cavam mais um poço (v. 22) e ali encontram paz, ninguém vem contender com eles, e ele então põe o nome neste de Reobote, que quer dizer alargamento.

Quantos de nós começamos a cavar poços, projetos em várias áreas e de repente vimos tais poços serem entulhados? O que fizemos? Muitos desistem, acham que todas as suas forças foram gastas no poço anterior. Mas Deus nos diz para cavar um pouco mais.

Quem desistir em Eseque (lugar da contenda);
Quem desistir em Sitna (lugar da inimizade);
Não vai desfrutar de Reobote (lugar do alargamento).

Após isso, nos versos 23-25, Isaque vai para outro lugar – Berseba – ali eles edificam um altar, invocam o nome do Senhor, armam uma tenda e ... cavam um poço. Isso me faz lembrar os últimos anos de ministério de Paulo, quando ele diz a Timóteo: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé”. Muitos depois de algumas conquistas acabam por esquecer os princípios. Paulo declara que depois de tantas vitórias, ele continuava crendo. As lutas não o tornaram amargo, e as vitórias não o envaideceram. Isaque continuava a erguer altares ao Senhor, continuava a invocá-lo, continuava a cavar poços.

Que Deus nos ajude a sempre cavar um pouco mais...
Pr. Giovani Zainotte